Taiadablog: As férias estão chegando... !!!

segunda-feira, 20 de junho de 2011

As férias estão chegando... !!!


Férias é sinônimo de lazer, descanso e família. Não necessariamente nesta ordem. A propósito, se tivermos que colocar alguma prioridade neste trio, certamente muitos irão pensar no descanso como sendo o maior objetivo a ser atingido. Não penso desta forma. É uma época importante para a reposição das energias, para que o corpo repouse das atribuições do dia a dia, mas além disso, é momento rico e poderoso para as relações familiares, para que pais e filhos possam estar próximos e unidos em atividades de lazer e também descanso.

Para os pais, muitas vezes, as férias ideais associam-se a oportunizar passeios e viagens para os filhos. Em alguns casos, até mesmo, que este turismo seja feito em grupos nos quais os próprios progenitores não estejam presentes, como excursões para as mais diferentes, atraentes e divertidas localidades. É claro que isso alegra muito a garotada. Quem não gostaria de viajar com os amigos, primos ou ir para a casa dos avós ou tios durante as férias? A maioria dos meninos e meninas que estão na escola, em especial no Ensino Fundamental apreciam muito esta proposta e entram de cabeça em viagens assim.

O que estamos dizendo é que, mais gostoso ainda, e importante para a formação das crianças e adolescentes, ou ainda, para reforçar os laços familiares, é que seja possível aos pais compartilhar destes momentos de descanso e lazer. Ir para a montanha, o campo ou a praia, viajar no Brasil ou para o exterior, divertir-se junto ao mar ou num parque de diversões... Tudo tem muito mais sentido quando pai e mãe estão por perto de seus filhos.

Sua presença representa desprendimento de outros universos, em especial do próprio trabalho, para dedicar-se e dar aos filhos o significado especial que devem ter na vida de seus pais. O estar juntos é significativo para os filhos pelo fato de que são estes momentos que irão para o álbum de memórias que está sendo montado na cabeça de cada um deles. Algumas vezes, em especial quando são adolescentes, os filhos parecem querer rejeitar a presença dos pais, mas estão sempre de olho, querendo ver como se comportam diante das mais diversas circunstâncias, aprendendo a cada passo dado, percebendo seus olhares, seus gestos, a forma como se dirigem a um taxista ou garçom...

Os pais são exemplos notáveis para seus filhos, os maiores influenciadores para o que serão amanhã e, é claro, para a forma como agem hoje. Se o diálogo é seu maior instrumento de resolução de problemas ou conflitos, assim provavelmente irão agir seus filhos quando tiverem pela frente alguma dificuldade. Se são gentis e polidos no trato com as pessoas, é claro que isto terá repercussão em suas vidas e os influenciará em seu comportamento presente e futuro. Tudo isso e muito mais é possível de perceber durante as férias e fará parte da educação e do repertório de vida dos filhos.

Se não bastasse isso, férias são ótimas para aproximar por conta da diversão que permitem e propiciam. Vai acampar? Seu filho irá ajudar a montar a barraca, a organizar os mantimentos e vocês irão, ainda, ter belos passeios e atividades ao ar livre. Se o destino é a praia, que tal um futebol, vôlei ou frescobol a beira-mar? Vai ter que ficar em casa? Organize passeios em museus, praças, jardins ou vá ao cinema. Leve seus filhos para conhecer o mercado municipal, verifique programas especiais de férias do clube ou da prefeitura.

O lazer das férias é certamente a chance de estreitar ainda mais os laços, como disse, pois os pais ao se programarem para a diversão, as viagens e tudo mais, devem sempre olhar para tudo, dos preparativos a vivência dos momentos em que acontecem, como possibilidade única de estar com seus filhos, de mostrar a eles o quanto são importantes, de se divertir imensamente ao lado deles, de guardar memórias que ficarão para sempre, em fotos, filmes e em especial, na cabeça de todos, pais e filhos!

Prof. Dr. João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

Nenhum comentário: