Taiadablog: Para saciar os aliados, Dilma terá de demitir petistas !!!

domingo, 19 de junho de 2011

Para saciar os aliados, Dilma terá de demitir petistas !!!



Líderes dos partidos que dão suporte congressual a Dilma Rousseff fizeram um levantamento dos cargos de segundo e terceiro escalão do governo. Constararam que cerca de 70% das cadeiras são ocupadas por apadrinhados do PT. Um quadro que Dilma herdou do molusco. A coligação tem 14 partidos. Entre os partidos que se declaram desatendidos está o PMDB, o segundo maior do consórcio governista.
Um integrante da cúpula da legenda disse: “Não tem mágica. Para atender aos pedidos dos outros 13 partidos, é preciso tirar cargos do PT.”

Sob Dilma, disse o dirigente do PMDB, a coalização partidária ganhou contornos que a distinguem do bloco que provia apoio congressual ao molusco.

Na Era Molusco, explicou o mandachuva pemedebê, a maioria dos partidos aderiu ao governo depois da eleição. Com Dilma, os partidos se integraram à coligação já em 2010, na fase eleitoral. Por isso, acham que têm “direito” de participar do governo.

Por ironia, é o PT quem gerencia a distribuição dos cargos. Nos primeiros cinco meses, o rateio passava pela sala do petê Antonio Palocci (Casa Civil). Represadas, as nomeações foram à mesa da ministra petê Ideli Salvatti (Relações Institucionais), a nova coordenadora política de Lula.

Os aliados descontentes incumbiram outro petista, Cândido Vaccarezza (PT-SP), líder de Dilma na Câmara, de amarrar o guizo no rabo do gato. Atribuiu-se a Vaccarezza a missão de alertar Ideli sobre a conveniência de reduzir a cota do PT.

Em reunião com os líderes de legendas governistas na Câmara, Ideli pediu um prazo para tomar pé da situação. Decidiu-se dar a ela uma trégua. A ministra vai dispor de mais uma semana. Depois dos festejos de São João, os apoiadores do governo irão à jugular de Ideli. Encontram-se retida na malha do Planalto mais de uma centana de pedidos de nomeação.

A aceleração do conta-gotas depende, em última análise da própria Dilma, outra ilustre filiada do PT.

Nenhum comentário: