Taiadablog: Está nevando no sul !!!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Está nevando no sul !!!

Domingo (26/6) e Segunda-feira (27/6)
A previsão da MetSul Meteorologia se confirmou e o Sul do Brasil foi atingido neste fim de junho por uma potente massa de ar polar acompanha de ciclone que trouxe condições até de tempestade de inverno para a região. A temperatura já despencou no sábado, mas foi no domingo que desabou de vez. Na tarde do domingo começaram a cair os primeiros flocos de neve nas partes altas de Santa Catarina, o que se repetiria depois no Rio Grande do Sul e até no Paraná. Em São Joaquim, a neve começou fraca durante a tarde, mas à noite se intensificou para o delírio dos turistas (reprodução do Correio do Povo).
Onde a neve se intensificou também na noite do domingo foi em Urubici, no Planalto Sul de Santa Catarina. Antes da meia-noite, os carros já estavam cobertos pela neve (foto de Larissa Luiza Macedo).
  
Quando a segunda-feira amanheceu, o espetáculo da neve ficou mais evidente. Em alguns pontos, a acumulação chegou a cinco centímetros. Nas estradas do Planalto Sul, havia gelo e ainda neve sobre a pista, tornando o tráfego perigoso. O colaborador da MetSul Caio Souza percorreu toda a região de São Joaquim de carro, registrando belas imagens.
  
Nevou com acumulação também no Morro das Antenas, em Urupema. A quantidade de gelo sobre a vegetação e as cascatas congeladas impressionava os turistas que ousaram subir a montanha para testemunhar o espetáculo da natureza (fotos de Marília Oliveira da Prefeitura).
  
Onde a acumulação de neve foi visível mesmo durante o dia foi no Morro da Igreja, em Urubici, onde o vento intenso trazia sensação térmica "cortante". Mesmo com o sol, não fez mais do que 2ºC durante o dia após uma mínima de 5,7ºC negativos. O colaborador da MetSul Marcus Zilli esteve no Morro da Igreja e registrou a paisagem nevada com os cumes da região brancos pela neve.
  
Tal como a MetSul Meteorologia anunciava, a neve não deveria se limitar apenas às áreas de maior altitude do Planalto Sul Catarinense. Nevou no Meio-Oeste de Santa Catarina com registro do fenômeno na Linha Bonitinha, interior de Joaçaba, e em Sede Sarandí, em Herval do Oeste. Em Sede Sarandi (fotos abaixo do Portal Eder Luiz), o fenômeno foi mais intenso. Árvores, gramados e telhados de casas ficaram brancos. Por volta das 6h da manhã, quando muitos alunos saíam de casa para esperar os ônibus e ir para a escola, era possível ver claramente a neve caindo. Ela se acumulou sobre casas e barracões, na vegetação e em pedras. O prefeito de Herval d´Oeste, Nelson Guindani, informou que o último registro de neve no mesmo ponto foi em 1965.
Assim como a MetSul prognosticava, a neve poderia cair também no Paraná. Conforme a Rádio Club AM, ouvintes relataram a ocorrência de neve na madrugada da segunda no distrito do Horizonte, interior de Palmas. Houve ínfima quantidade de flocos observada ainda em Pato Branco, no Sudoeste paranaense.
No Rio Grane do Sul, houve anotação de chuva congelada (sleet) em diversos pontos da Serra, Depressão Central e até em alguns bairros de Porto Alegre e em Santo Antônio da Patrulha no Litoral Norte. A neve caiu em Caxias do Sul, Canela, Gramado, Igrejinha, São Francisco de Paula, Bom Jesus e São José dos Ausentes com acumulação na área de Ausentes. É muito possível que tenha nevado no interior de Cambará do Sul e ainda de Jaquirana sem que tenha ocorrido observação visual pela baixa densidade populacional. Onde havia bastante gente esperando por neve era em Gramado, onde os flocos brancos que começaram a cair durante a noite do domingo e a madrugada da segunda fizeram a alegria dos turistas e moradores.
Gramado - Reprodução Zero Hora
Caxias do Sul - Anahi Fros
Bom Jesus - Prefeitura Municipal
A neve foi favorecida pela interação do ar polar intenso com a circulação de umidade de um amplo e intenso ciclone extratropical na costa gaúcha. O ciclone trouxe vento de 80 a 100 km/h para Porto Alegre e o Leste do Rio Grande do Sul. O cenário que era descrito apenas pela MetSul Meteorologia na mídia de estragos como queda de árvores, postes, placas e falta de luz se confirmou. Perto de 500 mil pessoas ficaram sem luz no Estado, a rede de sinaleira ficou parcialmente fora do ar na Capital, alguns bairros de Porto Alegre ficaram sem água, a Barra do Porto de Rio Grande teve que ser fechada pela força do vento, e no Litoral Norte o pavilhão da Festa do Peixe em Tramandaí foi destruído pela violência da ventania (reproduções do Correio do Povo, Jornal NH e O Sul).
  
A MetSul Meteorologia considera que Porto Alegre e o Leste do Rio Grande do Sul foram afetados por verdadeira tempestade de inverno, o que meteorologistas americanos denominam de "winter storm". O Leste gaúcho teve neve, precipitação de gelo, chuva forte até com raios em Pelotas a despeito do frio intenso de 5ºC, e ainda rajadas de vento de quase 100 km/h com danos. São ciclones extratropicais que provocam tempestades de inverno no Nordeste dos Estados Unidos, áreas de Nova York e Boston, com ventania, neve e gelo. Naquela região, estas tempestades (imagem abaixo exemplificativa comparada com foto de satélite de ontem) são conhecidas como Nor’easter (baixa pressão têm rotação em sentido oposto ao Hemisfério Sul) e costumam vir durante os meses de inverno com incursões de ar extremamente gelado do Ártico.
O vento muito forte acabou provocando valores de sensação térmica muito baixos. Porto Alegre teve um dos dias mais gelados da história recente da cidade. Apesar da mínima de 5,1º C na segunda-feira, a sensação baixava a valores de até 5ºC negativos. Caminhar na rua era um suplício (foto abaixo de Paulo Nunes do Correio do Povo). Já nos Aparados, a sensação atingia até 15ºC abaixo de zero.
Na Metade Oeste gaúcha, onde o vento era fraco a calmo, a temperatura acabou por isso caindo mais e foram registradas marcas negativas em diversas cidades com destaque para as áreas de baixada de Santa Rosa, onde fez quase 3ºC negativos na segunda-feira. Em alguns bairros de Porto Alegre, a máxima da segunda-feira sequer superou 10ºC, o que só havia ocorrido na história recente da cidade em julho de 2000 e julho de 2007. Veja as mínimas da segunda no Rio Grande do Sul.

O ar gelado e seco, sem vento, acabou por proporcionar a formação de geada no Oeste do Estado e em localidades de Santa Catarina e do Paraná. No Oeste paranaense, mínimas abaixo de zero foram anotadas e Palotina teve geada (fotos de Ricardo Bourscheid em Três de Maio e  Almir Trevisan em Palotina).
  
O amanhecer desta terça-feira foi ainda mais gelado com marcas perto de 5ºC abaixo de zero no Rio Grande do Sul. Marcas negativas foram anotadas ainda em Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A MetSul alerta que uma nova massa de ar polar chega ao Sul do Brasil no final desta semana e que, segundo algumas simulações, pode ser ainda mais intensa. Há modelos que indicam uma erupção de ar gelado extraordinariamente forte e incomum. Na edição desta terça do Jornal NH (capa acima), a MetSul Meteorologia considera a possibilidade deste fim de junho e o começo de julho virem a caracterizar o período de 15 dias mais frio aqui no Rio Grande do Sul desde o ano 2000. (Este boletim será atualizado depois com dados e fotos do frio na terça-feira)

Santa Rosa-2,9ºCSoledade-0,4ºC
São José dos Ausentes-2,7ºCErechim0,0ºC
Bom Jesus -2,2ºCAlegrete0,2ºC
Uruguaiana-2,0ºCIraí 0,4ºC
Cambará do Sul -1,9ºCEncruzilhada do Sul0,6ºC
Bagé -1,5ºCFarroupilha 0,7ºC
Palmeira das Missões-1,4ºCSão Luiz Gonzaga0,7ºC
Santo Augusto -1,4ºCBento Gonçalves0,9ºC
Quaraí -1,1ºCSão Borja 0,9ºC
Santiago -1,0ºCSão Marcos1,1ºC
Vacaria -0,9ºCDom Pedrito1,2ºC
Livramento-0,9ºCSão Gabriel 2,7ºC
Frederico Westphalen-0,8ºCSanta Maria 3,6ºC
Cruz Alta -0,6ºCRio Pardo 4,1ºC
Passo Fundo -0,5ºCCamaquã4,1ºC
Lagoa Vermelha-0,4ºCPorto Alegre5,1ºC

Um comentário:

Tião disse...

Muito bonita as fotos porem isso só mostra o quanto o clima esta mudando e cada vez mais gerando estragos claro que tudo isso é consequencia do desrespeito do homem pela natureza .