Taiadablog: Cortejo de carros de bois é destaque no São João de Caçapava !!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cortejo de carros de bois é destaque no São João de Caçapava !!!

Amanhã, dia 18 de junho, sábado, Caçapava repete uma tradição de mais de 80 anos, que é o cortejo de carros de bois, que acontece durante a festa de São João.

Formado por carreiros e charreteiros, o cortejo sai do Campo do Padre, a partir das 11h e seguirá até a Igreja Matriz de São João Batista, onde recebe uma benção do Padre Sílvio, dirigindo-se em seguida para o recinto da festa, na Avenida Brasil.

Esta tradição começou na década de 30, quando em prol da reforma da Igreja Matriz, os produtores rurais costumavam trazer em carros de bois lenha que era leiloada, com renda revertida para as obras.


Por algum tempo a tradição foi esquecida, mas há cerca de 20 anos o Grupo de Terceira Idade Viva a Vida retomou a organização e deu nova vida ao cortejo simbólico.

Os carros e charretes enfeitados de flores, acompanhados pelos integrantes do Grupo Viva a Vida, vestidos com roupas típicas juninas, levam a imagem de São João Batista.

Na Matriz, eles recebem os certificados de participação no cortejo e o sal grosso bento que posteriormente é misturado à ração do gado para garantir fartura e a saúde durante o ano.

Da Matriz, o cortejo segue pelas ruas Marquês do Herval, Cel. Manoel Inocêncio, Praça da Bandeira, Cel. Alcântara até a Avenida Brasil, onde está montada a estrutura da festa.

No recinto da festa, por volta das 12h, os carreiros e charreteiros são recebidos ao som do Grupo Orgulho Caipira, de Lagoinha, com a Dança do Sabão e muita música raiz.

Nenhum comentário: