Taiadablog: Transitam no Judiciário 26 mil processos de corrupção !!!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Transitam no Judiciário 26 mil processos de corrupção !!!




O CNJ levou à web dados sobre o número de processos por crimes de colarinho branco que tramitaram pelo Judiciário no ano de 2010. Apenas nos escaninhos da Justiça Federal e dos tribunais superiores (STF e STJ), acumularam-se 16.283 ações e inquéritos.

Envolvem três categorias de crimes: corrupção (ativa e passiva), lavagem de dinheiro (ocultação de bens, direitos e valores) e improbidade administrativa. Pelos tribunais de Justiça dos Estados transitaram cerca de 10 mil ações de improbidade (danos ao erário, enriquecimento ilício e violação de principios administrativos). As informações, disponíveis aqui, foram repassadas em agosto ao grupo que cuida da revisão de uma convenção da ONU da qual o Brasil é signatário.

Chama-se Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção. Tenta-se aperfeiçoar os mecanismos de prevenção e combate à corrupção. Considerando-se a quantidade de processos, o número de julgamentos é modesto. A Justiça Federal, por exemplo, julgou 5.878 casos no ano passado.

O STJ produziu 889 julgamentos. No STF, julgaram-se 88 ações. O Supremo informa que, nos primeiros oito meses de 2011, julgou 108 ações. Pelo quadro divulgado pelo CNJ não é possível saber quantos julgamentos resultaram em condenações!

Nenhum comentário: