A Embraer entregou 244 aviões em 2009, número quase 20% acima do ano anterior e inédito para a fabricante de aeronaves. O resultado - que também superou levemente a meta da companhia - teve impulso do jato executivo Phenom 100.
Apenas no quarto trimestre, a empresa entregou 91 aeronaves, acima das 59 unidades nos últimos três meses de 2008 - ano em que a Embraer havia despachado 204 aviões aos clientes, até então seu melhor desempenho já registrado.
No final de outubro, quando divulgou seu resultado do terceiro trimestre, a Embraer informou que previa entregar cerca de 232 aviões em 2009, mas que esse era o piso de um intervalo até 242 unidades.
Apenas no quarto trimestre, a empresa entregou 91 aeronaves, acima das 59 unidades nos últimos três meses de 2008 - ano em que a Embraer havia despachado 204 aviões aos clientes, até então seu melhor desempenho já registrado.
No final de outubro, quando divulgou seu resultado do terceiro trimestre, a Embraer informou que previa entregar cerca de 232 aviões em 2009, mas que esse era o piso de um intervalo até 242 unidades.
Das entregas realizadas no quarto trimestre do ano passado, 61 unidades foram do segmento de aviação executiva, no qual o recente e pequeno modelo Phenom 100 registrou 52 entregas. No ano passado inteiro foram 115 jatos executivos, sendo 93 unidades do Phenom 100, 18 aviões Legacy 600, três Lineage 1000 e um do modelo Phenom 300.
Na aviação comercial, a Embraer entregou 26 jatos no quarto trimestre, fechando o ano com 122 entregas. O modelo mais enviado a clientes da empresa nesse segmento foi o Embraer 190, de 100 assentos, com entregas de 12 unidades no quarto trimestre e de 62 aeronaves em 2009.
Na área de Defesa foram quatro entregas entre outubro e dezembro de 2009, totalizando sete no ano inteiro.
A companhia encerrou dezembro com uma carteira de pedidos firmes de US$ 16,6 bilhões, confirmando um ano de fraca demanda em que a empresa passou consumindo as encomendas fechadas em exercício anteriores.
No final de 2008, a carteira de pedidos firmes da Embraer estava em US$ 20,9 bilhões. Na aviação comercial, a fabricante terminou o ano com pedidos firmes em carteira de 265 aviões e opções de 722 unidades.
6 comentários:
E mesmo assim mandou embora 4000 trabalhadores (com o dolar a mais de 2R$ naquele momento). Enquanto o Brasil todo fazia força para nao demitir, esta empresa se aproveitou e fez a limpa. Safados...
Paulo não trabalho na Embraer, mas voce tem que entender que para ela conseguir este feito de produção é porque é uma empresa séria e as demissões não ocorreram porque quis, mas sim por imperiosa, pois se se tratasse de uma estatal manteria o cabide, como sempre se faz, mas por ser comercial trabalha com as regras de mercado. Entendeu ? !
Concordo com o Paulo. Safados se aproveitaram do momento e mandaram 4000 embora. Pais de famílias. E a marolinha foi embora rapidinho...
Estatal não é cabide de emprego. Tem estatl bem administrada que dá muito mais dinheiro que Embraer. Além de construir algo para o país...
Gostaria de saber qual estatal dá lucro. A petrobras, este é o maior an ... que conheço, pois privilegia seus funcionários em detrimento do povo, com alto preço da gasolina
Desavisado Anônimo,
Além da Petrobrás que teve um pequeno lucro de bilhões (Bi). Você por acaso já comparou os preços da gasolina com Europa, EUA e RU, por exemplo? Pressuponho que não, então vamos aos números:
(preços comarativos médios em dólar/litro)
União Européia: 1,70US$/l
EUA: 0,75US$/l
Reuino Unido: 1,85US$/l
Brasil 1,35US$/l
Sabe porque a petrrobrás da lucro? porque refinaria se auto sustenta. Ou seja, compra petroleo da própria petrobras pelo preço internacional. Não tá nada mal né?
Sem se esquecer do GLP que tem SIM o subsídio pra muita gente poder comer.
Mas tem um banco que é o MAIOR do Brasil chamado BB, tem a Eletrobrás. Esses são só os maiores. Uma pesquisa um pouco mais apurada e você junta uns 20 grandes aí.
Estou com o Anônimo Avisado e digo mais, varias estatais dão lucro e acontratam. Abra o jornal dos concursos e verá Petrobras, Banco do Brasil, Caixa, Eletrobras, Engeprom e muitas outras.
As estatais ao contrario da Embraer nao mandam embora na crise, até as montadoras de automoveis que sao multinacionais apertaram os cintos e nao demitiram. A Embraer se aproveitou do momento para arrumar a casa.
A Embraer foi suja e baixa!!!
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