Taiadablog: Molusco dodói!!!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Molusco dodói!!!

O Lula hospitalizado na madrugada de quinta-feira em Recife nem de longe fazia lembrar o Lula combativo de Brasília, que corre o país exibindo sua candidata. Traído pela pressão arterial, o presidente dos palanques foi à cadeira de rodas. Na chegada ao Real Hospital Português, trajava um conjunto de moletom branco.

Por um desses azares da era da tecnologia, Lula esbarrou com a mini-câmera de um telefone celular no caminho que o levou ao elevador do hospital. Foram trinta e cinco segundos de filmagem. Um flagrante eloquente do maior susto que o corpo de Lula lhe proporcionou desde que tomara posse, em 2003.

Levado à web pelo ‘Jornal do Commercio’, o vídeo exibe um Lula combalido. A blusa entreaberta. Uma nesga do peito à mostra. Rodeavam-no médicos e seguranças. Ao lado da cadeira de rodas, passos apressados, uma moça erguia um frasco de soro.

O líquido era injetado no organismo do presidente por meio de uma agulha espetada no pulso esquerdo, recoberto de esparadrapo.

A cena é interrompida no instante em que Lula ganha o elevador. Subiu ao segundo andar. Ali, foi submetido a uma bateria de exames.

Pela versão oficial, a inspeção médica restringiu-se a um eletrocardiograma, um raio-x do tórax e um exame de sangue. Na verdade, a coisa foi mais minuciosa.

Deve-se à repórter Juliana Colares um relato mais próximo do real. Ela conversou com médicos que socorreram Lula. Entre eles, o cardiologista Sérgio Montenegro, do Real Hospital Português. Numa frase, ele resumiu a azáfama que se seguiu à chegada de Lula.

"Como a gente não sabia o que era, a gente acionou o hospital inteiro. Toda a parte de cardiologia, hemodinâmica, cirurgia. Estava todo mundo em alerta".


Antes da avaliação clínica, um exame físico. Os médicos auscultaram a respiração e os batimentos cardíacos de Lula. Apalparam-lhe o abdômen. Depois, o eletrocardiograma. Além do raio-x, uma tomografia computadorizada. Não só do tórax, mas também do abdômen.

Fez-se também um eletrocardiograma, para medir a atividade do coração. A coleta de sangue resultou na realização de algo como 30 exames laboratoriais.

Tudo em ritmo de toque de caixa. Uma hora e meia após a chegada de Lula, os médicos já manuseavam os resultados.

Para tranquilidade geral, exceto pela variação abrupta da pressão arterial, verificou-se que tudo se encontrava dentro de parâmetros considerados normais.

Por que tantos exames? Para afastar suspeitas como infarto, embolia pulmonar e um quadro infeccioso. Lula foi submetido a três sessões de nebulização. Quinze minutos cada uma. Um intervalo de hora e meia entre uma e outra.

Por quê? Ouça-se o cirurgião de tórax Cláudio Gomes, um dos diretores do hospital pernambucano: "Com a pressão muito alta, os pulmões funcionam de forma um pouco mais trabalhosa. Uma das finalidades da nebulização é dilatar os brônquios e fluidificar as secreções".

Medicado, o presidente subiu do 2º para o 13º andar. Treze. O número do PT nas cédulas eleitorais. Recolheram-se, aqui e ali, comentários de Lula.

Num deles, perguntou aos médicos qual tinha sido o resultado da partida Náutico X Santa Cruz, que ocorrera na noite de quarta.

Time da predileção de Lula em Pernambuco, o Náutico prevalecera sobre o rival. Fizera dois gols, contra apenas um do Santa Cruz.

Noutro comentário que os médicos retiveram na memória, Lula soou como se tentasse extrair limonada do limão que seu organismo lhe servira.

Disse que achava “bom” que o mal-estar o tivesse levado ao hospital. Enxergou no episódio “uma luz amarela”. Um sinal de que precisa ter “mais cuidado”.

Em 2009, Lula esquivara-se de realizar o seu check-up anual. No início de janeiro, num discurso, convertera o descaso em pilhéria. Recordara que o vice José Alencar está às voltas com o câncer. Lembrara que Dilma Rousseff também enfrentara um linfoma. E concluíra:

"Pô, se eu fizer [o check-up] e der alguma coisa também, a República está desgraçada". Na fatídica quarta-feira de Recife, Lula voltou a brincar com a saúde.

Deu-se na inauguração de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Depois de inspecionar o posto médico, Lula foi ao palanque.

Elogiou as instalações. E fez piada: “Dá até vontade de a gente ficar doente, para ser atendido aqui” !

Fico pensando o que seria dele, se tivesse que usar o mesmo SUS que usamos aqui, com aquele tratamento preferencial que os médicos oferecem e com a mesma delicadeza das funcionários e enfermeiras, não é mesmo?

Colaboração: RAzevedo

4 comentários:

Banzo disse...

O convênio médico dele é o SUS? Se for assim, também quero.

Anônimo disse...

Saiu na Folha (**), pág. A8:

“Com Dilma e vice doentes, Lula deixa de fazer exame”.

Na primeira página, a Folha(**) diz que Lula teve uma “crise de saúde”.

Se todo mundo que tivesse uma pressão de 18/12 vivesse uma “crise”, o mundo estaria perdido …

Se a Dilma estivesse “doente”, a Ana Maria Braga, o Neguinha da Beija Flor e a Patricia Pilar também estariam.

O interessante é que, logo após a internação do presidente Lula no Recife, o Ministro Franklin Martins convocou a imprensa para explicar o que tinha acontecido.

Como tinha feito, quando Dilma Rousseff soube que tinha câncer: Franklin explicou tudo.

Recentemente, o Estadão online noticiou que o governador de São Paulo tinha feito um cateterismo.

A notícia sumiu.

O Conversa Afiada procurou o hospital e o médico – clique aqui para ler – e não obteve resposta.

O médico é o mesmo do presidente Lula, o cardiologista Roberto Kalil Filho.

Sobre a “quase-morte” do Presidente Lula, Kalil fala.

Mas, e o cateterismo – houve ou não houve ? – do governador de São Paulo, ele não fala.

Ou não se leva o Estadão a sério ?

Paulo Henrique Amorim

Em tempo: A manchete do UOL foi essa: “Hipertensão gerou maior preocupação com saúde de Lula desde a posse”. Só faltou convocar para a missão de 7º dia.

José Verdade disse...

É por isso que eu não confio em nada que a midia noticia, porque a MAIORIA visam apenas seus interesses, como o caso da Globo, Folha de São Paulo, Veja e outros. Pois os objetivos delas é fazer com que os brasileiros não questionem a autenticidade de suas noticias, pois um povo que questiona a verdadeira informação é um povo desenvolvido e não dara lucro e nem audiencia a estas organizações criminosas, mas ja que o Brasil já esta acostumado com mentiras impostas pela midia, falar a verdade é crime.

É por isso que os grandes jornalistas infelizmente se encontram desempregados ou caem no anonimato, como por exemplo a verdadeira jornalista Salete Lemos, que pode dar aula de valores morais aos mauricinhos da Folha de São Paulo que são um bando de jornaleiros metidos a jornalista.

Anônimo disse...

A culpa deve ser a azeitona que ele comeu...Maldita cachaça!