Taiadablog: Mais um vazamento de produto químico na Via Dutra !!!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mais um vazamento de produto químico na Via Dutra !!!


Por volta de 6h30, na Via Dutra, próximo ao trevo do CTA, ocorreu um acidente entre um caminhão baú e um caminhão tanque carregado com Acrilato de Butila, que provocou o estouro da a válvula que armazenava o produto químico, despejando a carga de 25 mil litros do citado produto químico, no leito da rodovia, provocando a interdição de ambas as pistas!

O produto, altamente tóxico e inflamável, é um reagente químico de uso industrial, próprio para indústrias que produzem tintas, e usado também para a produção de plástico em geral, que acabou por espalhar forte cheiro pela região, assustando os munícipes, particularmente os localizados em áreas próximas do local!

Um dos motoristas ficou preso nas ferragens e somente foi retirado, após os bombeiros, devidamente paramentados com roupas de proteção e máscaras com elementos filtrantes, conterem o vazamento!

O produto químico acabou caindo na rede pluvial, e o cheiro forte chegou a várias regiões da cidade. Segundo a CETESB, há risco da contaminação da água de um córrego que é um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul. Por isso diversas ações de emergência foram tomadas para evitar danos ambientais, tais como a instalação de barreiras físicas para conter o produto e também o uso de produtos dispersantes, com o objetivo de reduzir a emissão de gases ao longo do córrego”, diz o engenheiro químico da CETESB, José Marcelo Marton.

Com todo o bom trabalho dos bombeiros, da CETESB e de todos os organismos que estiveram envolvidos no atendimento ao acidente, o cheiro fortíssimo do Acrilato de Butila ainda pairava (muito forte!) no ar, no local do acidente, até por volta das 17 horas de hoje, quando passei pelo local!

Agora, o que mais me impressionou é a extrema fragilidade desta estrada, com o transporte destes produtos altamente tóxicos e prejudiciais à saúde ambiental e humana, não é mesmo?

Este acidente apareceu, está na imprensa, em nosso e em muitos outros blogs, mas e os caminhões carregados com bombas parecidas ou piores, que passam ao lado dos conglomerados urbanos, sem que possamos potencializar os riscos que enfrentamos, diáriamente?

Tem que haver uma política mais abrangente e muito, mas muito mais rigorosa com este tipo de carga, coisa, inclusive, para envolver o uso de batedores, como forma de prevenção de eventuais acidentes que possam prejudicar a vida humana e ao meio ambiente!

Vejam voces que ainda hoje, por volta de 14 horas,A pista sentido Castello Branco da marginal Tietê está parcialmente interditada na tarde desta quarta-feira na altura da ponte Atílio Fontana devido ao vazamento de ácido sulfúrico transportado por um caminhão, informou a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego)!

Estão esperando ocorrer uma contaminação em massa, por acaso???

Um comentário:

Francisco disse...

JC: está fedendo até aqui em Jacareí e o cheiro é insuportável! As autoridades term que tomar providências para que tal fato não mais ocorram!