Taiadablog: Hugo Chávez é um democrata, disse o molusco!!!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Hugo Chávez é um democrata, disse o molusco!!!


Meter o bedelho onde não é chamado, é praxe para a amadorística diplomacia brasileira, que acaba colocando o pais em situação vexatória, no mapa mundial, como foi, e ainda é, o caso de Honduras, com o espertalhão Manuel Zelaya, que enrolou todo mundo por quase cinco meses!

Já na atual crise na Venezuela, o Brasil preferiu não se envolver. O país mantém distância mesmo depois que o presidente Hugo Chávez adotou medidas consideradas autoritárias, como a suspensão do sinal de seis televisões a cabo e controle de preços.

Antes dessa crise, em várias oportunidades o presidente Lula defendeu Chávez. “Inventem uma coisa para criticar o Chávez, mas por falta de democracia não é”, disse Lula em novembro de 2007!

Para um cientista político, o Brasil foi oportunista. “A mexida em Honduras era muito menos dramática do que a mexida na Venezuela onde se trata, ou de você defender ou de você ajudar a derrubar um governo que está completamente apodrecido”, fala o consultor político Alexandre Barros.

O diplomata Botafogo Gonçalves avalia que o Brasil pode perder influência nas Américas se continuar com a atual política. “Tudo isso recomenda que a gente tenha atitude muito cuidadosa que não misture agendas político-partidárias com agendas governamentais.

Não nos embarquemos em aventuras por mais românticas e simpáticas que sejam, mas que podem criar dificuldades no nosso relacionamento com os outros paises”, alerta Gonçalves.

Questionado sobre a diferença de postura, por telefone, o secretário-geral das Relações Exteriores, embaixador Antônio Patriota disse que o Brasil se comporta de forma diferente em situações diferentes.
Para ele, o apoio a Zelaya teve respaldo internacional. Já na Venezuela, a crise é uma questão interna que cabe ao povo venezuelano resolver.

3 comentários:

Anônimo disse...

Para mim, a falta de democracia somente ocorreu na Venezuela em 2002 quando os EUA ajudou os militares a dar um golpe militar (fato comprovado e provado e admitido!!!).

Ser eleito pelo voto é democrático. Não renovar concessões PÚBLICAS de redes que apoiaram e ajudaram em um golpe de estado me parece um ato coerente.

Apoiar um golpe militar é uma situação X. Palpitar em concessões públicas de qualquer país pra mim é uma situação Y. Claro...

A diplomacia Brasileira é reconhecidamente ótima. Não é a toa ou simples coincidencia que o Brasil SEMPRE abre as ações na ONU.
Sempre tivemos destaque e hoje em dia gozasse de um alto prestígio. Só observar o caso de quando tivemos problemas para pouso de aviões no Haiti. Um telefonema do ministro para a Dona Clinton e assunto resolvido. Moral? Acho que sim.

Carangueijo.

José Verdade disse...

Anônimo, eu até iria comentar, mas agora voce disse TUDO.

Carangueijo nesse país é o que não falta.

"A verdade que doi e muitos."

Tatu disse...

Anônimo petista mostra sua cara.Quero lhe dizer que sabemos quem você realmente é.Portanto não tenha medo.