Taiadablog: Afinal, de quem é a responsabilidade???

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Afinal, de quem é a responsabilidade???


Meus amigos: dá um embrulho no estômago e o coração da gente aperta, quando a gente escuta as dramáticas histórias deste sofrido povo, atingindo pela violência das águas e dos deslizamentos em vários locais da região sudeste, não é mesmo?

Agora, embrulha mesmo o estômago, a gente assistir, a cada nova tragédia, ao desfilar do lenga a lenga da classe política que, nesta hora fala grosso, bate na mesa e no peito, libera um recursozinho de muita má vontade, (o molusco liberou o FGTS, vejam só, daquela turma de pescadores, que mal recolhe para o INSS) e deixa o povo fazer o resto, através da doação de alimentos, materiais e corajosa mão de obra de baixo custo, para recuperação das áreas atingidas!

Mas, pera ái! De quem é a responsabilidade pelas mortes, pelos feridos, e pelos desabrigados, nestes casos de deslizamento de encostas e enchentes, que estamos assistindo atualmente?

É do pobre coitado, que não tem onde cair morto e luta para sobreviver honestamente, morando do jeito que dá, em qualquer lugar que não o incomodem, mesmo que em situações de risco como as que estamos vendo no momento?

Ou é do político, dos prefeitos que são os gestores das terras municipais e decidem, através da política de solos, os rumos da ocupação urbana e permitem a ocupação irregular com vistas a amealhar alguns votinhos a mais?

Acho que a responsabilidade pelas mortes, pelos feridos e pela perda de bens de todos os prejudicados pelos deslizamentos e enchentes, é do poder público, não é mesmo? Ele detém, perante os moradores pobres, o poder econômico e de mando! Se deixou o cidadão morar em área de risco, é lógico e claro que deva assumir a responsabilidade por quaisquer ocorrências! Ou tôu errado?

Gostaria que nossos leitores e amigos advogados (e são bem numerosos), a quem agradeço pela honra de acompanhar seus ilustres comentários, que nos ajudem a determinar exatamente, a quem cabe a responsabilidade final em cima de tudo isto que está acontecendo?

Por outro lado, comprovada a responsabilidade da classe política, o estado deve prover os meios para que o cidadão possa reinvidicar as devidas indenizações sobre vidas, instalações, móveis e utensilios, além de, em alguns casos, a reparação por lucros cessantes e o que mais couber!

Um comentário:

Paulo José disse...

jc acho que voce esqueceu de culpar o São Pedro também, ele tem sua parcela de culpa.Não acha?