Taiadablog: Terremoto de 7,0 graus derruba hospital no Haiti

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Terremoto de 7,0 graus derruba hospital no Haiti

Reprodução Twitpic

PORTO PRÍNCIPE - Um terremoto de 7,0 graus na escala Richter atingiu o Haiti nesta terça-feira, 12, e derrubou um hospital em Pentionville, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. Os sismógrafos do Serviço Geológico dos Estados Unidos detectaram o tremor às 19h53 (hora de Brasília).

Minutos depois, duas réplicas de 5,9 e 5,5 graus atingiram o país.

"Todos estão totalmente aterrorizados e atônitos", disse Henry Bahn, funcionário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em visita ao Haiti. "O céu se tornou cinza para o povo".

O epicentro do terremoto foi em terra, e não no litoral, como foi informado inicialmente, a 15 km do sudoeste da capital Porto Príncipe, e também foi sentido com força em grande parte da República Dominicana, que divide com o Haiti a Ilha Hispaniola. Dezenas de pessoas saíram de suas casas aos gritos em Santo Domingo, capital do país.

Após o tremor, O Centro de Alerta de Tsunamis do Oceano Pacífico emitiu um alerta de tsunami. Segundo um boletim oficial, o alerta inclui Haiti, Cuba, Bahamas e República Dominicana.

A Defesa Civil do país já começou a obter informações sobre as consequências do tremor, mas até agora não há notícias sobre feridos, acrescentou Luna Paulino.
Destruição em Pôrto Principe! Clique para ampliar

O Haiti é o país mais pobre do Hemisfério Ocidental. O Brasil comanda cerca de 7.000 soldados da força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, enviada ao país em 2004, e tem cerca de 1.300 homens na região, boa parte de nossa querida taiada!

O embaixador do Haiti nos Estados Unidos, Raymond Joseph, pediu nesta terça ajuda internacional para atenuar os danos materiais e humanos provocados pelo forte terremoto que atingiu o país.

Em entrevista concedida à rede de televisão CNN, o embaixador disse que as consequências do terremoto pode ter tido proporções "catastróficas" e, dada a pobreza do país, pediu ajuda internacional.

"Definitivamente, peço a ajuda dos EUA", disse o embaixador, que parecia emocionado na entrevista. "A única coisa que posso fazer agora é rezar e confiar em que o pior não aconteça", completou!

Fonte: Agência Reuters

Um comentário:

Unknown disse...

Estamos no aguardo de mais notícias para melhor informar nossos leitores!