Taiadablog: Lei pretende banir celular e bonés das escolas municipais de Juiz de Fora !!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lei pretende banir celular e bonés das escolas municipais de Juiz de Fora !!!


Os estudantes da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (localizada na Zona da Mata e distante 255 km de Belo Horizonte) que têm predileção em usar celular e boné na escola vão ter de deixar os acessórios em casa quando o ano letivo começar no município. O início das aulas está marcado para dia 2 de fevereiro de 2010.

O motivo é uma lei municipal sancionada em dezembro de 2009 que proíbe a utilização deles em salas de aula e nas dependências das escolas, e diz ter levado em conta a segurança dos alunos e a formação de ambiente propício nas salas de aula para os professores lecionarem.

As crianças que portam bonés de marcas famosas e celulares são abordadas nas imediações das escolas. Os bonés e os celulares são furtados e as crianças geralmente são agredidas por causa deles. O elemento estranho ao cotidiano da escola, quando vem para furtar, vem com tudo. Isso tem gerado muito conflito externo ao ambiente escolar!

Dentro da escola, especificamente no recinto de aula, detectou-se o fomento a distrações em torno de celulares e bonés. Alguns alunos se empenham em retirar o boné da cabeça do dono e o lançam de mão em mão. Ocasião na qual a professora, muitas vezes, perde o controle da turma em meio ao alvoroço criado.

Sem falar que nas áreas (escolas) mais complicadas, o boné serve de esconderijo para armas brancas, drogas. O boné tem sido um conflito, além de criar impecilhos para a completa identificação de quem os usa.

Por seu turno, o celular, ainda de acordo com a autora da lei, serve de mote para distrações diversas, como jogos praticados no aparelho, conversas paralelas entre os alunos e com interlocutores externos.

A criança com 7 ou 8 anos já começa a desfilar com celular na escola e, muitas vezes, não tem dinheiro para comprar um lápis, mas tem para por crédito no celular.

14 comentários:

Atento disse...

Ótima lai. Deveria ser estendida a todas as escolas, públicas e particulares, do Brasil.

Laudemir disse...

Por mim, além de proibir o uso dos bonés dentro da escola, deveria proibi-los também, para qualquer outro local, principalmente na rua, não é mesmo?
O boné e o capacete de motociclista, deveriam ter seu uso imediatamente proibido por lei, porque favorecem e dificultam a identificação de criminosos!

Banzo disse...

Concordo plenamente com o Magistrado.

José Verdade disse...

Laudemir o que é criminoso é eu ler o seu comentário.

Proibir o cidadão de usar o bone e o capacete em nas RUAS, fala sério!!!

Primeiro devo dizer que concordo com este projeto de lei da cidade de Juiz de Fora, de querer proibir nas ESCOLAS o uso de boné e celular.

Criminosos se combate com o POLICIAMENTO NAS RUAS independente dele estar ou não usando capacete, boné ou peruca.

Agora eu concordadaria, se falasse que deveria ter um projeto de lei obrigando os motociclistas usarem um colete de identificação como é feito na Colombia.

E outra os motoboys não tem tempo para tirar o capacete toda vez que for entrar em algum lugar parafazer o seu trabalho, so porque um grupinho de frescos tem medo dele ser assaltante e acha que ele deve se adequar as "regras de etiquetas" dos lugares.

"A verdade que doi em muitos."

Igor disse...

JC: acho está corretíssima a proibição de bonés e celulares nas escolas. Quanto aos bones e capacetes de motociclistas, acho que também deveriam ser proibidos. Isto aí, com certeza, foi maracutaia de algum político esperto, que tem uma ou mais fábricas de capacetes, não é mesmo?
Porque é que nos EUA não é obrigatório, heim?
E tem mais, acho que este José Verdade, deveria se chamar Zé Mentira!

Banzo disse...

Calma gente! Os dois protegem a cabeça.

José Verdade disse...

Igor deixar os motociclistas andarem sem capacetes é pedir para eles se matarem, ja que o nosso transito não la estas coisas.

E outra nos EUA somente em ALGUNS estados que os motociclistas podem dirigir sem capacete, e mesmo assim se eles forem viajar e atravessar um estado, eles precisam usar capacete.

E tambem ao contrario dos brasileiros os americanos tem a conciencia do perigo e respeita as leis de transito e o proximo.

E so para acabar com a sua moral de querer falar de um pais que voce não conhece, as ruas e estradas americanas são muito bem pavimentadas, conservadas e sinalizadas eu falo isso com toda certeza, porque eu ja morei dois anos na California, ao contrario de voce que deve ter ficado a vida toda em Caçapava.

Igor disse...

Acho que vc. é mesmo o Zé Mentira! Passei 6 anos em Salt Lake City, em Utah, onde defendi tese e conclui meu doutorado. Morei ainda 1 ano e meio em Dallas no Texas, e cá estou, né mesmo?
Conheço bem, eu disse BEM, grande parte dos EUA e afirmo que em sua grande maioria, não é obrigatório o uso de capacetes nas estradas. Aliás, não conheço nenhum estado onde seja obrigatório!

Igor disse...

E tem mais, na Califórnia, onde vc. diz ter morado, não é obrigatório o uso de capacete nas estradas, ok?

Jumper disse...

Gente, com relação ao bone e celular acho que esta correto proibir. Digo mais, se os pais tivessem pulso firme nao seria necessaria esta lei. Seria apenas necessario o pai conversar com o filho e proibi-lo de usar ambos.
Com relação ao capacete, este é item de segurança basico. Se nos EUA eles nao usam problema é deles. Capacete tem que ser usado sim!
Coletes de identificação são uma boa ideia para alguns casos cronicos como na cidade de Sao Paulo, mas nao parece lógico para ser usado em Jambeiro ou Monteiro Lobato.
Calma ai heim pessoal....

Banzo disse...

Quanto ao capacete o "Coquinho" ou "Meia Lua" seria uma opção para não esconder a face, entretanto é proibido.

Anônimo disse...

Esse site é ótimo adorei a ideia apesar de ter so ? anos de idade
Mas nao seria preciso se os pais nao permiticem esse ato
Enquanto ao bone fora da escola e justo masdentro pode servir para varias coisas indesejaveis?!
E o celular é erradíssimo mesmo pois pode ter teoca de mensagens e tambem coisa obsenas!
Eu que sou pre adolescente ja penso assim pois ja tenho crlular mas nao levo pra escola minha mae nao deixa e, e tambem nao tem necessidades de levar nao e mesmo?!
Alguns pais nao percebem esse tipo de coisa!
Quando for adulta vou querer o melhor para o meu filho(a)!
Isso deveria ser em todas as escolas poi pessoas gravam cenas na escola como sexo,beijos de lingua e etc.... e o bone para outras coisas!

Em casa use a camisinha para fazer sexo 1
E bom fazer mais prejudica!
Eu ja fiz ! é bom mais mais causa danos!

Unknown disse...

laudemir...agora todo cara q anda de moto eh bandido pra vc???...igor e josé verdade....quer conversar vai na hebe mermaum...vcs estaum discutindo sobre as estradas e leis dos estados unidos em um tópico sobre lei de proibir boné e celular em juiz de fora???serviu mto morar la hein...kkkkkkkkkkkk...voltaram alienados igual a eles....kkkkkkkkk...mto obrigado por me fazerem rir tanto!!!

Amanda Nicácio disse...

nossa. Proibir o uso de bonés e capacete? Eu ri. Que retardado.

#UP José Verdade!
\o/