Taiadablog: São Luiz do Paraitinga embaixo das águas!!!

sábado, 2 de janeiro de 2010

São Luiz do Paraitinga embaixo das águas!!!

Pelo menos três casarões localizados na praça Oswaldo Cruz, no centro cidade, e metade da centenária igreja matriz de São Luís de Toloza, já desabaram na manhã deste sábado, e os demais correm risco de desabamento. Outra igreja centenária, a mais antiga da cidade, a Capela das Mercês, também foi atingida pela catástrofe!

Desde a noite de quinta-feira, véspera do Ano-Novo, a cidade está sob as águas do rio Paraitinga, que está oito metros acima do seu nível normal, segundo a Defesa Civil, que calcula que, cerca de quatro mil pessoas estão desabrigadas e isoladas, pois apenas a parte alta da cidade não foi atingida pela enchente. No entanto, pelo menos 60% da população, de 10,9 mil habitantes, estão sendo prejudicados direta ou indiretamente pelas chuvas.

O acesso à cidade só pode ser feito por helicóptero. Desde a manhã de hoje, homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e do Exército iniciaram o resgate dos moradores que continuam isolados.

Para isso dispõem de cinco barcos e dois helicópteros - um da Polícia Militar e outro da Aviação do Exército. Uma central de operações funciona na Igreja do Rosário e várias residências estão apoiando a operação.
Vejam o lamentável desabamento da Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga:

3 comentários:

Cidadão Ordeiro disse...

Que a bela São Luis de restabeleça e encontre o caminho da paz, da tranquilidade e mantenha sua vocação de cidade da poesia. Minha solidariedade.

Unknown disse...

Acho que a Defesa Civil de Caçapava, como todas das demais cidades do Vale, exceção às atingidas pelas chuvas, deveria começar JÁ, a organizar uma coleta de doações para as populações atingidas. É claro que não é preciso esperar pedidos dos necessitados, não é?
Vamos lá, minha gente!

Anônimo disse...

Me desculpe mas eu não entrego nada a Defesa Civil daqui. Minha doação vai ser entregue na PM em SJC.
É ruim hein ...