Taiadablog: Portal do Céu: se não cuidarmos, vai virar favela!!!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Portal do Céu: se não cuidarmos, vai virar favela!!!


Meus amigos: em postagem anterior, já haviamos alertado da necessidade de acompanhamento, por parte da PMC, da situação dos moradores do Paraízo, que receberam casas populares localizadas no Portal do Céu!
É preciso, urgentemente, que se faça este tipo de acompanhamento, através do serviço social, e de outros departamentos da PMC, com vistas a evitar futura favelização do local, visto que nem todos os moradores, dão mostras que conservarão o local de forma harmônica, como vemos nas fotos acima!
Nota-se que alguns moradores já fizeram muros e plantaram pequenos jardins e árvores mas é necessário que se faça algum processo de adaptação destas famílias que saem das favelas e vêm para casas de alvenaria dotadas do mínimo de conforto e bem estar, não acham?
Acho que ainda está em tempo de se fazer alguma coisa, para melhorar a aparência do Portal do Céu e evitar sua favelização!

10 comentários:

FABIO disse...

Amigão eu vi sua foto no retrovisor do seu carro.

Zé Bocó disse...

O cara tira a foto de uma casa com uma cerca de madeira, e ja fala que vai virar favela. Sem dizer da outra casa que esta sendo consturido um muro e que pelo visto esta ficando muito bem feito. Nã perde a oportunidade em JC de ficar quieto quando deve.

Paulo Celso disse...

Seguinte, essa turma pode realmente precisar de assistencia social. Entretanto o que elas precisam atualemnte é de muro e portao (talvez algum outro serviço para concluir a construção da casa).
Teriamos que descobrir quem pagou, se foi o governo federal, estadual ou municipal. Posteriormente a isto devemos descobrir quem executou esta obra e o numero do processo para que seja localizado o projeto basico e e minuta.
Se no projeto basico estiver descrito o item e pau na construtora e na comissao de recebimento, que assinou a nota para a construtora receber. (esses inclusive respondem fisicamente com o CPF deles)

anônima disse...

Jc, penso que não é somente doar as casas e pronto. Conheço alguns que moram por lá, por conta de trabalho voluntário que já fiz, mas mal têm dinheiro para a alimentação básica e agora eles tem conta de água e luz para pagar. Muitos cozinhavam com lenha, agora tem que comprar gás, tudo isso é despesa. Tem gente desempregada, não é fácil. A maioria está muito feliz com a moradia, pelo que me relatam, mas estão com dificuldades para se manter. Tudo isso tem que ser levado em conta. Como dizia Madre Teresa tão sabiamente: "no centro de tudo estão, sempre e antes de tudo, as pessoas marcadas pelos problemas e pela situação." Abraço.

Banzo disse...

Olôko cara anônima! Além da casa, tem q. dar gás, luz, IPTU etc...?
Se for assim, maior incentivo a vagabundagem não existe. Como disse o JC maior (não este aqui): "Não dê o peixe,ensine a pescar"

anônima disse...

Caro Sr Banzo, é óbvio que não quis dizer isso. Devo ter me expressado mal. O que quis dizer é o contrário. Fiz coro com o Jc mas com algumas ressalvas.Disse que devemos olhar o problema com mais atenção; é a mesma coisa que servir sopa aos necessitados. As pessoas precisam? Claro que sim! É uma necessidade básica. Mas também devemos além disso dar condições prá pessoa sair da situação que se encontra, ofertando cursos de aprendizagem, e também orientá-lo, o enfoque é a promoção do ser humano,elevando-o através do trabalho; ao que entendo aí entra o trabalho da assist. social. Conviver com a dor do outro, é diferente do que apenas sugerir o que deve ser feito. Não é só filantropia, é um longo processo de construção social, aliás dever do estado e direito do cidadão, conforme estabelece o artigo 203 da Constituição Federal.

Anfíbio disse...

Agora eu pergunto. E vcs leitores e autor do blog, o que voces fazem para melhorar essas situação?

Zé disse...

Deveriam ter pelo menos arrumado um nominho melhor, Portal do Céu parece até sacanagem.
Agora não entendi a do Anfíbio...O que nós fazemos?? E vc?
Será que nós que temos que dar qualidade de vida a estas pessoas ou o Poder Público com todo seu aparato?

Banzo disse...

Ok. Dª. anônima. Fiz este comentário radical porque tenho experiência que me leva a isto.Já precisei de gente (mão de obra simples) para trabalhar p/ mim, e indo atrás dessa gente, inclusive nesta vila, e vi diversos marmanjos, sentados ótimos fisicamente, e ao oferecer o serviço, só escutei desculpas de todo tipo para eles "sairem fora" sem sequer perguntar quanto iam ganhar pelo serviço.Generalizo isto pois quem quer trabalhar, trabalha.
Resumindo: Não querem trabalhar, pois são sutentados pelos filantropos. Mantenho meu comentário e não retiro uma vírgula. Discordo da senhora plenamente: Tudo vagabundo.

Bello Antonio disse...

Favelado será sempre favelado e vagabundo será sempre vagabundo, pois tem os bobos que os alimentam, então trabalhar pra que?