Taiadablog: Transposição do Rio Paraiba do Sul ainda amedronta !!!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Transposição do Rio Paraiba do Sul ainda amedronta !!!

Ponte Ferroviária sobre o Rio Paraíba
do Sul, em Pindamonhangaba
O Rio Paraíba do Sul é a artéria que alimenta 180 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo o grande responsável pelo surgimento e desenvolvimento das principais cidades no eixo Rio-São Paulo.

As lideranças regionais estão em alerta para aquilo que representará mais uma 'sangria' no pobre Rio Paraíba.

Trata-se da proposta do governo paulista em realizar a transposição de parte das águas do rio para alimentar a macro-região paulista, região essa que compreende o Alto Tietê, Grande São Paulo, Região Metropolitana, Baixada Santista e região de Campinas.

O desvio de  20 m³ por segundo do Paraíba para abastecer a região da macrometrópole paulista pode causar sérios problemas ao Vale, região industrializada.

Apenas a região paulista conta com quase 2 milhões e meio de habitantes. A transposição ameaça, em grau ainda maior, o manancial correspondente à 53 municípios fluminenses.

A questão energética é apenas um ponto. Depois, vem à mente os diversos pontos do impacto ambiental, que podem transformar o Paraíba do Sul em um imenso corredor de esgoto.

Nada melhor do que enfatizar os riscos de uma tragédia previsível, artificial e natural. A sociedade pede mais esclarecimentos! Um plebiscito seria a melhor maneira de submeter a sociedade a mais este risco ambiental, não é? 

Nenhum comentário: