Taiadablog: Vale do Itajaí !!!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Vale do Itajaí !!!

O aeroporto de Navegantes atende não apenas a cidade vizinha, Itajaí, mas também Blumenau, Gaspar e Brusque, que são as principais cidades do Vale do Itajaí. Atende também ao Balneário Camboriú, no litoral, e todas as outras cidades da região. A primeira vez que eu pousei no aeroporto de Navegantes/SC foi em 89 quando era copiloto do 737-200.

Pernoitei várias vezes em Itajaí, e adorava sair com a tripulação para comer sequência de camarão (rodízio de pratos com camarão) acompanhado de caipirinha de vinho, ou mesmo uma boa cerveja nos restaurantes junto à desembocadura do rio com o mar. Também curtia comprar camarão e palmitos maravilhosos que vinham em uns potes de vidro enormes. Havia um comandante, conhecido por Alfa Alfa, (referência às iniciais de seu nome, AA) que tinha medo da balsa que fazia a travessia do Rio Itajaí, então ele fazia o motorista da condução ir de Navegantes para Itajaí onde ficava o hotel, pela BR! Uma loucura, já que a estrada era muito mais perigosa. Se bem que havia dias, e o pior, noites, em que a correnteza do rio era tão forte que a balsa tinha que navegar "caranguejando", ou seja, navegava enviesada para fazer frente à força do rio. Nestas horas eu me lembrava do nosso colega AA. Outro programa legal de se fazer nos pernoites em Itajaí era pegar as bicicletas que o hotel disponibilizava e seguir pedalando até Camboriú.


Certa vez, ao chegarmos no aeroporto para seguir para o pernoite, o copiloto do voo encontrou com um amigo que pilotava helicópteros da Aeróleo que ficavam baseados em Navegantes. Combinamos um passeio de helicóptero para o dia seguinte e com toda a tripulação reunida, saímos do hotel uma hora mais cedo que o previsto para um breve passeio pela região. Foi super legal! Já havia feito um passeio sobre a cidade de São Paulo quando tinha uns 14 anos, mas havia sido em um helicóptero pequeno. Desta vez era em um modelo Bell, grande, desses que fazem um ruído gostoso de ouvir e não pude deixar de me sentir em uma cena do filme Apocalypse Now. Embora me sinta muito mais seguro dentro de um avião, adorei o passeio. Bons tempos...

Os voos para Navegantes são em geral etapas curtas, indo ou vindo de São Paulo ou Joinville. Aliás, era nas etapas de Joinville para Navegantes que curtíamos um dos melhores voos em termos de visual. Quando o tempo estava bom, não subíamos para níveis de voo elevados, e voando baixo podíamos apreciar parte do litoral de Santa Catarina, terminado com um sobrevoo de Penha, onde fica o parque de diversões do Beto Carrero. No mês de outubro o movimento na rota para Navegantes aumenta muito em função da Oktoberfest que ocorre em Blumenau. Felizmente hoje em dia não é mais servido bebidas alcoólicas a bordo, mas antigamente era frequente os comissários terem que gerenciar pequenos conflitos por causa de bebida. Na ida os passageiros (leia-se, os passageiros homens!) já querem desembarcar "embalados" e na volta eles querem a saideira.

Sempre gostei da operação de pouso em Navegantes. Principalmente no passado, sempre que as condições permitiam, fazíamos aproximações visuais, curtindo a pilotagem. Nas chegadas com auxílio de instrumentos, ou vínhamos por cima do mar para a cabeceira 25, ou pelo continente para a cabeceira 07. Esta última chegada requer uma cautela adicional, pois além dos morros e montanhas do vale do Itajaí, quando próximo à cabeceira da pista, ao passar sobre o Rio Itajaí-Açu voa-se bem perto a barcos cuja altura dos mastros e antenas é consideravelmente grande. Há também guindastes enormes nas proximidades do porto, e portanto, do aeroporto, além da pista ser curta. Respeitando as regras de voo, normas da empresa e os mínimos do procedimento, o aeroporto de Navegantes é ótimo!
 
Comandante Beto Carvalho é aviador e piloto dos grandes jatos
http://betocarva.blogspot.com

Nenhum comentário: