Taiadablog: Agora, o Museu do Automóvel é de Caçapava !!!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Agora, o Museu do Automóvel é de Caçapava !!!

Prezados amigos: é com imensa satisfação que informo que hoje, por volta das 10,30 horas da manhã, no gabinete do Prefeito de Caçapava Sr. Carlos Vilela, foi efetuada a assinatura do Termo de Doação do acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, pertencente ao espólio da família Matarazzo, ao município de Caçapava!

O evento contou com a presença da Sra. Mariangela Matarazzo Lee, acompanhada de seu filho Eduardo, do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Sr. Andrea Matarazzo, do Secretário de Cultura de Caçapava, sr. Fabricio Correia, e do Prefeito de Caçapava, Sr. Carlos Vilela, além de outras autoridades.

O Museu do Automóvel de Caçapava, famoso no mundo inteiro e principalmente entre os antigomobilistas nacionais, teve seu acervo tombado pelo Patrimônio Histórico e suas instalações encontram-se em estado de completo abandono, com os veículos bastante deteriorados pela falta de manutenção.

Por obra de alguns visionários, como o Secretário de Cultura de Caçapava Sr. @fabriciocorreia, do Prefeito de Caçapava Sr. Carlos Vilela, que com a ajuda preciosa do sr. Hudson Moureira, que, como assessor da Secretaria de Cultura, foi uma peça importante nas tratativas para assinatura do Termo de Doação, finalmente  chegou-se a um acordo de bom têrmo, possibilitando da doação, efetuada nesta data.

Abaixo, alguns flagrantes da cerimônia ocorrida no gabinete do Prefeito de Caçapava:

Chegada ao Paço Municipal e recepção da Sra. Mariangela Matarazzo Lee, do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo @andreamatarazzo, pelo Secretário de Cultura de Caçapava @fabriciocorreia .

 Assinatura do Termo de Doação pelo Secretario Andrea Matarazzo.
Assinatura do Termo de Doação pela Sra. Mariangela Matarazzo Lee.

Assinatura do Termo de Doação pelo Sr. Carlos Vilela, Prefeito de Caçapava.

Felicitações após as assinaturas.

Fabricio Correia, Andrea Matarazzo, Carlos Vilela e Mariangela Matarazzo Lee.

O Secretário de Cultura de Caçapava vai, dentro em breve, apresentar um plano para a recuperação do acervo e das instalações, contando, certamente com a ajuda do Governo do Estado de São Paulo e com o empresariado local.

Disponibilizaremos maiores detalhes nas próximas postagens!

21 comentários:

Nik disse...

Desejo sorte, muita sorte mesmo. E sonho que deixem os carros sem restauração. Carro novo tá cheio por aí, o acerdo do finado Lee seria mais eloquente como está do que se restaurado.

Jarbas Oliveira disse...

Prezado JC: Agora é encher o tanque e ir em frente.
Boa sorte aos caçapavanos. Espero visitar o Museu do Automóvel dentro em breve!

Jansen Terra disse...

Espero voltar a relembrar meu tempo de jovem, quando sempre ia ao museu, se tiver o livro de presença antigos meu nome estará lá. Quero parabenizar as autoridades que tanto empenharam para que o museu passasse para o patrimônio caçapavense, também ao JC Flores, que nos bastidores lutou muito para esse evento, que demorou um pouco mas aconteceu. Com a palavra os derrotistas de plantão, que não tardarão a aparecer.

Anônimo disse...

Grande JC:
É um grande sonho de Caçapava realizado! Mas... temos como mantê-lo? O preço para isso é altíssimo e o acervo é limitado!
Imagino que temos outras prioridades.
Lembramos que o fabuloso Museu da Ulbra quebrou.
Um abraço! CBMonteiro

Unknown disse...

Obrigado pelo apoio moral, Jansen Terra.
Não obstante sabermos das dificuldades que deveremos enfrentar nesta dificil tarefa de recuperação do acervo e das instalações do MAC, é claro que contaremos com o apoio do Governo do Estado, na pessoa de nosso querido amigo, o governador Geraldo Alckmin, e também de empresários do setor da região.
Em breve, muito breve, voltaremos a ver o nosso Museu do Automóvel brilhando e estalando de novo!

Saulo disse...

Quero cumprimentar as autoridades municipais de Caçapava por `terem conseguido esta doação e rogo a Deus que consigam, também, as verbas necessárias à recuperação dos veículos e instalações.
Parabéns à voce prezado JC, pois tenho acompanhado todo o seu trabalho, desde 2008, na retaguarda, acompanhando, informando e buscando, sempre, aumentar o número de interessados no retorno do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, agora Museu do Automóvel de Caçapava!

Gustavo Granato disse...

oi pessoal do Taiadablog! primieramente quero agradecer pela postagem desta maravilhosa noticia e conquista, eu como amante do antigomobilismo só tenho a festejar e participarei para os meus amigos do CAAT (Clube do Automóvel Antigo de Taubaté) desta maravilhosa conquista a qual já me faz sonhar com belos eventos que faremos naquele pátio, parabéns ao Secretário de Cultura de nossa cidade, Fabricio, que marcou um GOLAAAÇO, saudações.

Felipe Nicoliello disse...

Agora, o Museu do Automóvel é de Caçapava!!!
O JC Flores me mandou e-mail avisando que foi assinado hoje, o Termo de Doação do Museu que era da Fundação Roberto Lee ao Município de Caçapava-SP.
Ainda bem que a novela terminou e poderão salvar o que sobrou do museu. Até que enfim uma atitude louvável neste país, com relação ao antigomobilismo. No Museu não sobrou muita coisa, mas ainda existe algumas grandes estrelas. A cidade que sempre lutou pelo Museu merece o presente e vai poder resgatar a grandiosa história que ali começou. Leia mais sobre a doação
aqui, no blog do Flores.

Guilherme disse...

Maravilha Flores! Fico muito contente!
caso seja possível, me coloque em contato com o Secretario de Turísmo, pois estou à disposição para ajudar nessa nova empreitada.

Vou fazer uma nota no AVA.

Grande abraço,

Carlao disse...

Carlao diz:Parabens a todos que se empenharam para trazer nosso museu de volta.Fabricio Correia tem um grande transito junto as autoridades,do alto escalao,show de bola.Começa a dispontar para 2012,uma pessoa altamente culta,com todo preparo para a disputa do Paço Municipal.Fabricio Correa vem se destacando,e na minha opiniao,alem de ser altamente de confiança do Prefeito,tem tudo para o pleito de 2012.Só Falta aceitar,porque o mesmo é altamente quALIFICADO para o cargo de Chefe do nosso proximo executivo.Vamos Aguardar!!!!!!

Wagner Veiga disse...

O museu está na memória de toda uma geração de "taiadas",adorei a
notícia e a primeira coisa que me ocorreu, foi ilustrar todas aquelas
relíquias, assim como as dependências e o entorno do museu.
Posteriormente as imagens poderiam ser utilizadas em publicações
tais como: postais; catálogos; calendários ou reproduções
molduradas .
Seria uma maneira de contribuir para a divulgação do mesmo com o
toque saudosista da "aquarela"e do"bico-de-pena"
Caçapava mereçe tudo de bom. Abraços.

Carlos Ventura disse...

É com muita alegria que recebo essa informação...lá no Salgueiro Agro Pecuária (Matarazzo), passei minha infância, onde, trabalhei para cuidar dos carros antigos, limpando, polindo, o que não era nada fácil pelo tamanho dos mesmos...eu e meu irmão, que hoje é taxista, Haroldo, derramamos muito suor nesse museu...enquanto morei ali, meu pai era mecânico do Roberto Eduardo Lee, proprietário do museu, e como mecânico acabou falecendo em uma das viagens que faziam para Curitiba, onde, iam desputar uma Corrida de Calhambeques no Asfalto...na volta de uma dessas viagens, meu pai caiu com o caminhão na ribanceira e faleceu...o caminhão pegou fogo...morreu ele e um amigo....e tem muitas histórias que chegam até nossa lembrança...rio Paraíba do Sul enchia e pescávamos praticamente na porta de casa...um sobrado, morávamos em baixo e a família do Sr. Antonio Nakano, morava em cima, parte de madeira vindo da Itália..Pinho de Riga....saudades....abraços meu amigo e obrigado pela notícia que me emocionou....

Jansen Terra disse...

O Carlos Ventura, avivou mais a minha memoria ao lembrar do velha Salgueiro Agro Pecuaria,onde se situava o museu,onde realmente existia a casa de madeira de pinho de riga, inclusive da Vila do mesmo nome, que hoje chamam erroneamente de Vera Cruz.Porém não é Vera Cruz é só uma parte . Lembrei das velhas enchentes, que à época não prejudicava ninguém era só alegria da molecada pois praticavam a natação, além das pescarias, é claro.Obrigado Carlos Ventura.

Erik disse...

Excelente Notícia. Espero que todo o processo de transferencia do acervo ocorra com a necessaria serenidade, para que o acervo possa ser recuperado sem maiores problemas.

Fernando Barenco disse...

Olá JcFlores

Que ótima notícia. Bom ver que a coisa esta caminhando. Vamos divulgar.

Um abraço!
www.maxicar.com.br

Mike disse...

Congratulations!

It is great to hear that the cars will finally be saved. I recently acquired many letters
and documents that were sent by Mr. Lee to one of the founders of the Tucker Club
in the US. Mr. Lee mentioned that he had all the missing pieces except the motor
and transmission but had located them and hoped to have them soon. The missing
hubcaps, headlight, etc. were all there but I'm sure are now gone. Hopefully the car
will be restored.

I also noticed some discussion about a Rolls Royce. I have in my possession a
complete list of all the cars Mr. Lee had at the museum. He mentions a 1921 Rolls
Royce Silver Ghost Double Phaeton that was made in brazil. Is this the car that is
being discussed? He had 107 cars there in the early 70s. A pretty amazing collection.

Let me know what the progress is on the Tucker and send more photos when it
finally sees daylight.

Anônimo disse...

Como caçapavense fico muito contente em saber que agora temos um museu do automóvel que antes era visitado por muitos e estava se acabando ,parabens a todos neste grande empreendimento.

Unknown disse...

Como filho de colecionador e recém ingressado neste seleto grupo, através de meu pai, parabenizo a Prefeitura Municipal e a família Matarazzo pela coragem, arrojo e compaixão para com a história automobilística.
Desejo sorte aos curadores do museu e coloco de antemão à disposição o conhecimento de minha família, baseada na história de meu pai, Nelson Cintra, colecionador e ex-piloto.
Grande abraço,

Rodrigo Cintra

Anônimo disse...

Jc tem jeito de saber se a Dona Mariangela é aquela mulher que aparece com o Eduaro Lee no video que você colocou a tempos atraz no seu blog

Unknown disse...

A mulher que aparece no vídeo é a segunda esposa do Roberto Lee, Yara Siqueira.

Pereira disse...

Jc obrigado por me dar a resposta dizendo qe a dona Mariângela não é a mulher do vídeo e sim dona Yara Siqueira ambas são muito lindas.