Taiadablog: Caça russo-indiano PAK FA Torna-se Visível !!!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Caça russo-indiano PAK FA Torna-se Visível !!!

O demonstrador do caça Russo-Indiano PAK FA, FGFA, fez seu primeiro e histórico voo  esta manha na base de Komsomolsk-on-Amur, no leste da Rússia, confirmando as espectativas do frabricante aqui divulgadas no Plano Brasil.

A aeronave efetuou o seu primeiro vôo cuja a  duração de 47 minutos  foi acompanhado por um caça  Su-27 e sob os olhares abismados dos correspondentes de imprensa, autoridades e curiosos, ansiosos para ver aquele que era tido como o mais “invisível” dos caças até agora.



Seu projeto e design era mantido em segredo guardado à 7 chaves porém as primeiras impressões dão conta de que realmente o modelo assemelha-se a algumas artes apresentadas nos sites e blogs da internet. Inclusive à alguns aqui também apresentado na seção Defesa em Arte, cujas linhas são bastante assemelhadas aos caças 5G norte americanos com dois curiosos profundores
de dimensões reduzidas.

http://www.precise3dmodeling.com/gallery/images/pakfa_large.jpg


Segundo a imprensa russa foram efetuados uma gama de testes de controle da aeronave e dos motores, o protótipo teria sido submetido a inúmeros ensaios ainda em voo pelo piloto de testes Sergei Bogdan.

Rússia e Índia pretendem adquirir cada uma cerca de 250 aeronaves do modelo cuja entrada em operação está programada para 2016 na Rússia e 2018 na India respectivamente.

O PAK FA, FGFA constituirá conjuntamente com os modernos caças SU 35 e Su 34 a espinha dorsal do poder aéreo Russo que encontra-se em franca recuperação, estima-se que por volta de 2030 aquela nação será aparelhada com cerca 1200 caças dos três modelos, bem como estará em processo de recebimento dos Futuros Bombardeiros estratégicos, PAK-DA que deverão começar a ser incorporados a partir de 2025.

Uma versão embarcada será desenvolvida e espera-se que seja a aeronave de caça dos futuros Porta Aviões de ambos os países.

O voo da aeronave havia sido adiado inúmeras vezes e pela imprensa vazavam informações de que a causa seria os problemas nos motores, os quais sabe-se, ainda não são os definitivos  e especialmente projetados para este caça.



Os primeiros testes do caça se estenderão até  2012 e durante este período os protótipos farão a avaliação de sistemas em desenvolvimento como Radar AESA e motorização que ainda estão em fase de testes e desenvolvimentos.

Ao mesmo tempo fora anunciado o desenvolvimento de novas armas que deverão equipá-lo como um míssil de longo alcance entre outras armas.

O voo do PAK FA é um verdadeiro solavanco para a mídia internacional, devido ao seu segredo o programa era tido como motivo de piadas e chacotas ( inclusive no Plano Brasil).

Alegava-se que a Rússia teria perdido a capacidade de desenvolver seus sistemas de armas e que o programa poderia nunca ser visto e que não passava de uma falácia, pelo que vemos isto está longe de ser verdade.

Agora é esperar para as especulações sobre suas capacidades e suposta superioridade  sobres seus adversários, tal como proclama o seu fabricante. Até lá, vamos esperar a recuperação da língua mordida pela comprovação do voo do protótipo do mais moderno caça Russo Indiano…

Colaboração de nosso "sumido" amigo Alison de Oliveira Moraes

Nenhum comentário: