Taiadablog: Desperdício faz água tratada ficar cara !!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desperdício faz água tratada ficar cara !!!

As altas temperaturas que estão ocorrendo, acabam provocando um aumento médio de até 30% no consumo de água tratada, em comparação com os meses anteriores, segundo dados da Sabesp, que  disponibiliza água suficiente para o consumo normal, mas, enfrenta o desperdício de água, como sendo uma das preocupações da empresa! 

A água é produto barato, mas o desperdício a faz ficar cara!

A dona de casa M.L. percebeu o aumento no consumo. “Quando a fatura chegou, vi que tinha aumentado o valor, mas sei que nos últimos dias a quantidade de água gasta, principalmente para os afazeres domésticos, aumentou. Mas com esse calor não tem nem como controlar os gastos de água”, enfatizou.

Houve uma elevação de consumo, pois os consumidores estão gastando mais água no banho e até mesmo bebendo mais. Com isso, não temos dúvida que seja por causa do forte calor, como todos os anos nesse período. As pessoas têm que ter controle desse líquido para evitar que falte água em outros lugares”,

Um comerciante que prefere não se identificar estava molhando a calçada na manhã de ontem. “Além do calor, tem a poeira. Se não molhar a calçada, a situação fica complicada, já que acaba espantando os clientes, e a única opção é jogar ao redor”, alegou. Ao ser questionado sobre o desperdício, ele ressaltou que, apesar de molhar a calçada, evita maiores desperdícios de água.
Saiba como evitar o desperdício
Lavar calçadas é uma das formas mais usuais de desperdício de água tratada

Depois que a água chega à torneira da sua casa, o consumo depende exclusivamente da boa vontade do consumidor. Uma torneira pingando pode representar, ao final de um dia, no mínimo o desperdício de 46 litros de água. Tudo isso causado por um problema que pode ser resolvido com um simples conserto.  
Conheça medidas simples para evitar o desperdício da água:

 - Durante o banho: Um banho demorado chega a gastar de 95 a 180 litros de água limpa. Banhos de 5 a 15 minutos economizam água e energia elétrica. Abra o chuveiro e se molhe, feche-o, ensaboe-se e depois se enxague, ao invés de passar o tempo todo com o chuveiro ligado.

- Durante a escovação dos dentes: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta até 25 litros. Escove primeiro, depois abra a torneira apenas o necessário para encher um copo com água para o enxague.

- Ao apertar a descarga: Uma válvula de privada no Brasil chega a utilizar 20 litros de água em um único aperto. Por isso aperte apenas o tempo necessário e não jogue lixo na privada.

- Ao usar as torneiras: Uma torneira aberta gasta 12 a 20 litros por minuto e pingando 46 litros por dia.

- Ao lavar louças: Lavar as louças, panelas e talheres com a torneira aberta o tempo todo acaba desperdiçando até 105 litros. O certo é primeiro escovar, ensaboar e depois enxaguar tudo.

- Piscinas: Atualmente existem técnicas de limpeza e tratamento de água que, se realizadas nos prazos de manutenção, dispensam por completo a realização de trocas de água. Em um metro cúbico de água temos 1000 litros.

- Lavando calçadas: Muitas pessoas costumam utilizar a mangueira como vassoura e desperdiçam muita água durante a lavagem das calçadas. O certo é utilizar vassoura e quando necessário um balde, ao invés de deixar a mangueira aberta o tempo todo, gastando até 300 litros de água!

Esta postagem foi sugerida por um de nossos leitores. Faça como ele e encaminhe suas sugestões para nossos emais: jcflorescpv@bol.com.br e taiadablog@gmail.com

3 comentários:

Boomerang disse...

O que deve ser feito é impor sérias e vultosas multas a quem usa deste expediente, pois um povo como o nosso só entende uma linguagem: ferro nele.

Piolho de Garagem disse...

JC Aqui na nossa querida Caçapava chega a ser impressionante a quantidade de pessoas que ainda tem a cultura de lavar a calçada, quintal, ponto de comércio e outros com a mangueira escorrendo água. Acho que o povo deve alertar suas esposas, empregadas doméstica quanto ao desperdício de agua porque num futuro bem próximo a racionalização vai acontecer e o galão de água vai custar uma fortuna. Povo da taiada ponham a mão na consciência e vamos economizar agua.

Anjo Barroco disse...

Piolho, não adiante este clamor desesperado, pois somos um povo sem educação, sem cultura, sem jeito, sem futuro, sem pedigree e mais uns anos pra frente, também sem água.