Taiadablog: Crianças especiais: A experiência da inclusão e do amor profundo !!!

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Crianças especiais: A experiência da inclusão e do amor profundo !!!


Ter um filho especial exige pais igualmente especiais. Crianças que têm deficiência ou que apresentam necessidades especiais (há grande polêmica entre os especialistas no assunto quanto a melhor terminologia a ser adotada quando nos referimos ao assunto) precisam de um suporte emocional, físico, material, terapêutico e pedagógico que ultrapassa, e muito, apenas o investimento financeiro necessário a tratamentos, consultas, acompanhamento por especialistas...

A família torna-se igualmente especial pelo desdobramento, dedicação e carinho que há em favor da criança. O que poderia ser encarado como sacrifício por tantas pessoas torna-se prova presente de que o amor que nada pede em troca realmente existe...

Tenho familiares e amigos que vivenciam essa situação e é extremamente bela a devoção que existe por parte dos mesmos em relação a seus filhos especiais. Essa temática ganhou mais espaço na mídia em virtude de programas veiculados pelas emissoras de televisão, e em especial graças à relação entre Helena (Regina Duarte) e Clara (Joana Morcasel) no folhetim global “Páginas da Vida”, de Manoel Carlos.

A menina Clara tinha Síndrome de Down e enfrentava diversos obstáculos a serem superados em sua relação com o mundo. Coube a sua mãe adotiva Helena assumir com força, veemência e fé a busca por um lugar ao sol para sua filha. Isso significa, por exemplo, superar a discriminação por parte de outras mães, pais ou crianças e, até mesmo, conseguir uma escola onde Clara possa se sentir realmente incluída socialmente...

No que tange as escolas sabemos que não há ainda o devido preparo e a necessária preocupação quanto às crianças que possuem necessidades especiais. Nem mesmo as melhores escolas particulares conseguiram equipar-se adequadamente para responder a essa questão crucial. Os profissionais não têm a informação correta e completa sobre as necessidades especiais, as escolas carecem do aparelhamento físico e material, não se busca orientação entre os estudiosos e especialistas do assunto...

Nesse sentido a Internet pode ser um bom aliado para que a situação comece a ser revertida. Através da Web podemos encontrar projetos, organizações, artigos, depoimentos e até mesmo participar nossas dúvidas, opiniões, angústias e proposições no que se refere a tal assunto.


Há, é claro, exceções e trabalhos educacionais sendo feitos para que esta inclusão ocorra da melhor forma possível. As escolas que estão vencendo esta batalha investem na formação de seus profissionais, buscam o apoio de especialistas, trabalham em consonância com as famílias, equipam-se materialmente para esta ação e procuram respeitar a criança e sua individualidade, suas particularidades.

Ao nos propormos e realizarmos ações de inclusão é preciso que entendamos que somos todos imperfeitos. Não há entre nós uma única pessoa que não seja realmente especial na acepção da palavra utilizada pelos especialistas e estudiosos que se aprofundaram em pesquisas sobre as necessidades próprias dos deficientes. Verdadeiramente falando, todos somos de alguma forma, também deficientes.

Alguns escutam menos. Outros enxergam com o auxílio de próteses conhecidas como óculos ou lentes de contato. Há aqueles que falam com dificuldade. Tantos outros apresentam dificuldades para aprender. E existem alguns anjos especiais que vieram para a Terra afim de nos fazer aprender a língua do amor, aquela que mais pode nos aproximar da perfeição de Deus.

Esses anjos são crianças com deficiências mentais ou físicas que conseguem transformar a existência de seus pares nesse planeta (seus familiares, professores, médicos e amigos mais próximos) e lhes fazer vivenciar a mais profunda, verdadeira e infinita realização divina na terra, o amor desprendido, aquele que não demanda nada em troca de uma enorme dedicação, apreço e carinho.
 
Prof. Dr. João Luiz de Almeida Machado
é articulista e membro da Academia Caçapavense de Letras
www.vithais.com.br

Nenhum comentário: