Taiadablog: Feijão transgênico !!!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Feijão transgênico !!!





 
A CTNBio aprovou ontem a primeira semente de feijão transgênico para cultivo no país. Desenvolvida pela Embrapa, a variedade transgênica é a primeira totalmente produzida por uma instituição pública.

O feijão geneticamente modificado é resistente ao vírus do mosaico dourado, um dos principais inimigos dos agricultores. 
 
Estima-se que essa praga provoque a perda de 90 mil a 280 mil toneladas de feijão por ano - o país produz 3,5 milhões de toneladas. Essa perda seria suficiente para alimentar 10 milhões de pessoas.

A nova tecnologia pode, portanto, resultar em maior oferta de feijão no país e oscilações menos bruscas de preço ao consumidor. O feijão foi um dos vilões da inflação em 2010 e a previsão é que a alta se repita nos próximos meses. As sementes estarão disponíveis para plantio no começo de 2012.

A adoção da semente transgênica pelo agricultor também pode diminuir o número de aplicações de inseticidas, o que resultará em economia de custo e aumento na renda do produtor. Ela devedeve ser vendida por valor próximo ao da convencional, pois não haverá cobrança de royalties.

A CTNBio aprovou o feijão transgênico por 15 votos a favor, duas abstenções e cinco pedidos de diligência. Para variar, uma ongue, a Terra de Direitos (!), pretende levar a empreitada da Embrapa, que é uma ilha de excelência na produção de conhecimento e sua aplicação, à Justiça Federal.

Nenhum comentário: