Taiadablog: Os Orixás de Djanira !!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Os Orixás de Djanira !!!

Interessante como alguns elementos presentes em uma imagem fazem com que a gente dê a ela atenção maior.

Vejamos isso, tomando esta foto como exemplo. A pintura “Orixás”, de autoria da consagrada artista plástica brasileira Djanira, falecida em 1979,  retrata figuras de algumas das divindades da crença Candomblé, e encontra-se exposta no segundo andar do Palácio do Planalto!.

Três dos semideuses constantes do quadro são responsáveis por temas do cotidiano. Oxumaré, Iansã e Ifá são as entidades que cuidam das tormentas, das mudanças e do destino, parecendo mesmo estarem ali, para a eventualidade de proteção às transformações que estão ocorrendo na esfera política nacional, não é?

Além disto tudo, a artista plástica Djanira, ainda nos é muito lembrada, em função de pitoresco episódio envolvendo um caçapavense nosso conhecido que, na oportunidade de uma viagem pelos interiores mineiros, deparou-se com a artista, à margem da rodovia, com o pneu de seu veículo furado!

Sem saber a quem ajudava, nosso conhecido trocou o pneu para a artista que, num gesto de agradecimento, convidou-o à ir até sua cidade, logo mais à frente, para presenteá-lo com algo!

Surpreso, nosso amigo constatou a identidade da artista, que deu-lhe de presente, um de seus quadros, de valor inestimável, iniciando aí, uma e duradoura grande amizade, que persistiu até sua (dela) morte!
  


Nenhum comentário: