Taiadablog: Sal e sódio !!!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Sal e sódio !!!





Médicos de cardiologia, nefrologia e hipertensão estão descontentes com o acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a indústria de alimentos para reduzir o teor de sódio na comida industrializada.

Dizem haver um pulo do gato nos termos do tal acordo, para redução do sódio em macarrões instantâneos, pães de forma e bisnaguinhas.

Dão como exemplo o caso do pão de forma: entre as marcas no mercado, o teor máximo é de 796 mg de sódio por porção. O teor médio é de 437 mg e o mínimo, de 118 mg.

A indústria se comprometeu a reduzir para 645 mg em 2012 e 522 mg em 2014 - ou seja, a meta para 2014 ainda é mais alta que a média encontrada no mercado hoje. Dizem ser um embuste o acordo.

Porque não o fizeram a partir do valor médio de sódio no alimento, mas a partir do maior valor. Assim, ao fim do tempo previsto, o valor pode ser acima da média atual.

Mas há outra corrente, ligada a entidades de governo envolvidas no acordo. Estes dizem que a tocada está boa e que até 2020 vamos conseguir chegar ao consumo diário de sal considerado ideal, ou seja, 5 grama por dia. Estudos apontam que o brasileiro consome, em média, cerca de 12 grama de sal por dia.

Essa conversa deixa o consumidor confuso. Quando procura, não encontra nas embalagens a quantidade de sal. Encotra a de sódio. Sal é cloreto de sódio, o famoso NaCl. Numa porção de sal, basicamente metade é sódio e metade cloro.

O sódio é o mais eficaz e barato elemento para conservar alimentos. Mas no organismo, age nos rins, uma espécie de esponja filtrante, controlada pelo sódio. É mais ou menos assim: ele faz o rim "apertar" a passagem do sangue e a pressão arterial sobre. Menos sódio, o rim 'afrouxa" e a pressão desce. É por isso que nas embalagens estão as quantidades de sódio, e não de sal. Danado o sódio. Conserva os alimentos, sem deixá-lo com gosto salgado. E causa problema no sistema cardiovascular.

Mas o fato é que realmente importa controlar o sal e seu sódio na alimentação. Uma olhada nos restaurantes, bares e padarias que servem almoço nos dias úteis, mostra atrocidades no consumo de sal. É comum ver gente botando um e até dois daqueles envelopinhos de sal, para "reforçar". Cada um tem 1 grama.

Quando usam saleiro, também em casa, a selvageria pode ser maior. Não é difícil encontrar quem não coma o que for sem botar um salzinho antes. Esse pessoal transita por valores acima dos 12 grama em média que os estudos indicam.

Nenhum comentário: