Taiadablog: Amputação de diabéticos !!!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Amputação de diabéticos !!!




 

A técnica de um médico brasilleiro, usa a fototerapia no tratamento dos pés diabéticos e tem mostrado eficácia para evitar amputações. O médico é João Paulo Tardivo, da Faculdade de Medicina do ABC. Ao apresentar diminuição da sensibilidade nos pés por causa da neuropatia periférica, o diabético não sente dor e não percebe lesões nos membros inferiores. Elas se agravam, até a infecção atingir os ossos, exigindo amputação para salvar a vida.

Dos 18 pacientes atendidos com a nova técnica, e todos já apresentavam osteomielite, a infecção atingindo os ossos, 17 puderam manter o membro. A luz tem o papel de provocar uma reação fotoquímica com o oxigênio presente nos micro-organismos, levando à produção de radicais livres, que destroem mesmo as bactéria resistentes. Para chegar ao centro da infecção, Tardivo introduz um cabo de fibra ótica dentro da ferida. Para conduzir a luz ao interior das bactérias, é utilizada uma substância fotossensível: o azul de metileno.


O médico já havia publicado um artigo na revista Photomedicine and Laser Surgery em 2009 sobre a experiência da utilização da fototerapia. Agora, com o resultado positivo observado em 90 pacientes já atendidos no seu centro, o objetivo é propor a exportação do método para o SUS. Tardivo destaca a vantagem financeira da fototerapia em relação ao tratamento convencional. "É mais barato cuidar com esse método do que com cirurgia. Dessa forma, preserva-se a qualidade de vida e diminuem os custos."

Nenhum comentário: