Taiadablog: Cancerosa que se mata !!!

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cancerosa que se mata !!!




 

Uma molécula que obriga a célula cancerígena a morrer, comportando-se como as normais, é a descoberta anunciada hoje na revista científica Open Biology, da Royal Society de Londres.

Os pesquisadores, americanos, que basearam seu estudo em um tumor cerebral, descobriram que as células cancerígenas provocam uma mutação no gene PK-M, que começa a produzir uma proteína que estimula seu crescimento, a uma velocidade muito maior que as saudáveis. Aparentemente, para que um tumor prolifere e sobreviva, ele precisa de uma grande quantidade desta proteína" que está presente apenas nas células cancerígenas.


O artigo publicado hoje apresenta uma molécula com a qual conseguiu deter a produção desta proteína prejudicial em um glioblastoma - um tumor cerebral -, e fez com que suas células malignas voltem a comportar-se segundo os padrões de uma célula saudável - e morram também. Significa também que as células do tumor voltaram a respeitar a apoptose, a morte celular programada, um processo pelo qual as células com problemas provocam sua própria morte.


Os cientistas confiam que esta molécula sirva de base para novos tratamentos contra todo tipo de câncer, mas reconhecem que a pesquisa se encontra em fase inicial e ainda é necessário medir sua eficácia em ratos vivos e avaliar possíveis efeitos colaterais.

Um comentário:

Thiago Monteiro disse...

Olá, tudo bem? Me chamo Thiago Monteiro e tenho um projeto social em Caçapava entitulado Trupalhaços, cujo objetivo é realizar visitas aos usuários do hospital municipal de Caçapava, trajado de palhaços.
Infelizmente, dei entrada no ofício com os dirigentes do hospital em maio desse ano, e até agora não obtive nenhuma resposta sobre a minha solicitação.
Por isso resolvi criar uma petição online para, de certa forma, pressionar os responsáveis pela autorização para que eu possa começar meu trabalho. Então, como sei da influência da sua página, peço ajuda aqui para que você possa divulgar o link. Qualquer dúvida, estou a sua disposição.
O link da petição é esse: http://migre.me/btJAn