Taiadablog: Índio quer apito e se não der, pau vai comer !!!

sábado, 13 de outubro de 2012

Índio quer apito e se não der, pau vai comer !!!




 

Como se sabe a usina de Belomonte, maior e mais caro empreeendimento brasileiro em energia, está "ocupada" há semanas por índios, o que atrasará o cronograma de sua construção em mais de meio ano. São índios importados para a região e representados por ongs internacionais, dessas entre as quais algumas andam vendendo créditos futuros de carbono em contratos ilegais.

Vem agora pela agência noticiosa americana Bloomberg uma informação que acrescenta outras preocupações dos selvagens, além da proteção de bagres e tuiuiús. Uma "ativista" chamada Maira Irigaray, norte-amaricana representante da Ong Amazon Watch, sediada em Sao Franciso, também nos EUA, esclareceu melhor a pauta dos gentios: querem 10% do faturamento com a energia a ser produzida, uma mesada paga pelos cara-pálidas de três mil reais mensais para cada índio, e "uns barcos mais potentes".


Enquanto isso, lá naqueles cafundós, setores do governo e essas ongs organizam animadas reuniões e debates com índios e movimentuçoçiaus , que ganham brindes, camisetas, bonés, celulares sorteados e outros mimos, para liberar o canteiro de obras. Porque mesmo com o movimento e a potencial de carreira de índio público, há poucos gentios na região, daí serem importados pelos brancos das ongs nacionais e estrangeiras.

Nenhum comentário: