Taiadablog: Dia da consciência branca!!!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da consciência branca!!!

É no mínimo preocupante que exista um Dia da Consciência Negra e não exista um dia da Consciência Branca, não é mesmo?

Não pelo fato deste dia ter sido contemplado, como é o caso, com leis e diretrizes específicas para assegurar benefícios à raça negra, fazendo, por exemplo, com que seus integrantes sejam beneficiados com cotas para universidades e escolas, independentemente de seu conhecimento escolar e nível de saber, prejudicando, consequentemente, toda uma geração de brasileiros, que podem ser disponibilizados ao mercado de trabalho sem os requisitos mínimos de conhecimento técnico e profissional!


 
O racismo é uma questão difícil de se enfrentar em nosso País, dado à miscigenação e às características históricas da formação do povo, representado por grande incidência de negros, pardos, e indigenas cuja convivência, até hoje, superou quaisquer expectativas em relação à conflitos raciais, embora se aproximem de realidades opostas, decorrentes, estas sim, da absoluta falta de uma política definida em relação ao status de cada uma delas.

É claro que o racismo existe, e vai continuar existindo ainda por muito tempo. Agora, quanto a se dedicar um dia para que o celebrem, para mim é o cúmulo! Principalmente por se incentivar pseudas diferenças que estas tão celebradas etnias jamais tiveram!

E depois outra, a consciência branca, assim como a negra, a indígena e a parda, também tem sua história repleta de eventos críticos, mudanças geopolíticas e outras transformações de porte (consciência ecológica, liberação feminina, defesa do consumidor, etc,) que modificaram a conceituação estrutural da sociedade mas, nem por isto, lhe foi dedicado um dia, para que comemorasse tal fato, talvez até mesmo pela falta de poderoso lobby político e social, que turbinasse uma idéia tão segregadora.

Entendo que o principal papel da autoridade no País, é reforçar a escola pública, fazê-la voltar a ser o que era, valorizá-la e este sim, será o verdadeiro diferenciador entre todos os brasileiros!

O racismo mais forte, o mais evidenciado, o mais crítico, e o que mais malefícios causa para a sociedade, é aquele que defende cotas nas universidades e escolas, aquele que cria expedientes e lobbys para valorizar sua raça, aquele que prega que existe o racismo e exerce-o com rigor.
 
Tenho recebido várias queixas de leitores de nosso blog, reclamando que esta idéia de se destacar uma raça da conceituação de sociedade integrada, constitue-se na pior das formas de racismo existentes!

E tenho que concordar com eles afinal, sou daqueles que buscam por uma sociedade justa, equilibrada e coesa, sem qualquer tipo de preconceito!

Postagem publicada no taiadablog em 17 Nov 2008

2 comentários:

Brasilino Neto disse...

Sintetizo minha contrariedade contra estes atos "politiqueiros e politicamente corretos" com as frases de Bob Marley de que “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá sempre guerra” e a de Augusto Cury de que “Acima de sermos negros, brancos, árabes, judeus, americanos, somos uma única espécie. Quem almeja ver dias felizes, precisa aprender a amar a sua espécie (...) Se você amar profundamente a espécie humana, estará contribuindo para provocar a maior revolução social da história”. Rogo a Deus que um dia Ele ilumine estes malfadados políticos brasileiros para que não busquem forma de disseminar a discordância entre seu povo.

Banzo disse...

A homenagem pode ser válida, mas feriado?