Taiadablog: Olha o sal !!!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Olha o sal !!!





 

Há muito sal, são excessivas e desnecessárias quantidades que vêm sendo usadas na produção dos queijos, todos eles, o que é prejudicial a quem sofre de pressão alta. Um instituto britânico analisou esses excessos.

Afirma que o sal é adicionado ao queijo por razões técnicas e higiênicas. Analisou 722 porções de queijo medidas em 30 gramas e descobriu que muitas delas continham mais sal que um pacote de salgadinhos. Os tipo mais salgado foi o roquefort, com 1,06g de sal a cada 30g. Os dois próximos da lista são o feta e o halloumi.


O instituto britânico analisou 30 variedades de queijo durante quatro meses e descobriu que os tipos com menos sal são a muçarela, o emmental e o wensleydale. Mas também foram encontradas grandes variações entre marcas diferentes, mas da mesma variedade, como ocorreu com o gorgonzola e o cheddar.


As medidas devem ser alarmentes também ou até mais nos queijos brasileiros. O que leva a isso é o seguinte, o sal é a maneira mais barata de conservar alimento. Na verdade o vilão é o sódio. Sal é NaCl, cloreto de sódio. O Na, sódio, é o conservante e no intuito de informar o consumidor a lei brasileira determina a menção obrigatória só à sua quantidade nas embalagens. Ele só, e não na forma de sal, é um grande conservador, com a vantagem de não salgar o sabor. Daí os exageros.


Então vale a pena, tanto quanto olhar as calorias, observar sua presença nas embalagens. Lembrando que 10 gr de sódio equivalem grosso modo ao dobro de sal. E que a ingestão diária de sal deve ser inferior a 6g por dia, cerca de uma colher de chá. Há queijo com a metade disso num naco de 100 gr.!

Nenhum comentário: