Taiadablog: Maconha residencial !!!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Maconha residencial !!!



Um projeto de lei apresentado hoje no Congresso uruguaio autoriza os cidadãos a cultivarem maconha em suas casas ou em clubes, mas preserva para o Estado o controle sobre o comércio desde o cultivo até os consumidores. O uso da maconha e de outras drogas já é legal no Uruguai, um dos mais seguros países da América Latina, e pioneiro em legislações liberais. O cultivo não residencial de familia e venda, no entanto, continuam sendo ilegal.

O presidente José Mujica diz que o projeto contribui para desmantelar as quadrilhas de traficantes e a combater a pequena criminalidade. Críticos dizem que a legalização pode atrair mais uruguaios para drogas mais pesadas. Isso não é verdade.

A ideia do governo é conceder licenças para a produção, distribuição, armazenamento e para o varejo. Não está definido se feito pelo setor público ou privado. O governo tem maioria na Câmara e no Senado, o que deve levar à aprovação do projeto de lei, dando ao Uruguai uma das mais liberais legislações do mundo sobre drogas.

Cada moradia poderá ter até seis plantas de maconha, ou até 480 gramas da droga, conforme o projeto apresentado à comissão. Pelo projeto, consumidores de maconha poderão comprar até 40 gramas por mês. Clubes poderão reunir até 15 membros, mantendo 90 plantas com uma produção anual de até 7,2 quilos.


Nenhum comentário: