A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do Imperador Dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano.
Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de
1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe
do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk!
É, no entanto, lamentável que a grande, a imensa maioria dos brasileiros, não tenha a menor idéia do que seja esta data tão importante para a história do Brasil!
Estão preocupados mesmo, é com o volume de tráfego nas estradas e a condição meteorológica das cidades litorâneas, para onde vão curtir o feriado e "enforcar" a sexta feira, só voltando ao trabalho, na próxima segunda feira, dia 19. E o país que se lasque!
Lamentável! Acho que este tipo de feriado, além de outros de igual efeito, deveriam ser completamente eliminados, tendo em vista os prejuízos materiais, sociais e até mesmo morais, que provocam!
Nenhum comentário:
Postar um comentário