Taiadablog: Morte de Elvis Presley fez 32 anos!!!

domingo, 23 de agosto de 2009

Morte de Elvis Presley fez 32 anos!!!

Por lamentável falha nossa, deixamos de fazer uma postagem sobre o mitológico cantor e compositor americano Elvis Presley morreu de insuficiência cardíaca em sua mansão, Graceland, na cidade de Memphis, Estados Unidos, no dia 16 de Agostos de 1976.
Uma série de eventos aconteceu em Memphis durante as comemorações da data, dos quais destacamos a final de um concurso de imitadores do rei do rock e uma vigília na mansão Graceland, sendo este, acontecimento que se repete todos os anos.

Também aconteceu em Berlim, Alemanha, a maior exposição de objetos pessoais de Elvis fora dos Estados Unidos. Foi exibido ainda, em Memphis, um concerto com um vídeo da filha do cantor, Lise Marie, que apareceu em um "dueto virtual" com seu pai na canção "In the Ghetto".

Elvis foi um dos mais importantes músicos populares dos EUA, e, com mais de 100 milhões de discos vendidos e uma extensa memorabilia ligada ao seu nome, continua até hoje a influenciar bandas de rock e de música pop.Com uma mistura original de country, blues, gospel e rhythm'n'blues, o cantor estabeleceu, a partir dos anos 50, a linguagem musical e visual do rock.
Sua importância na popularização do estilo, impulsionada por seu enorme carisma, não tem paralelo na história da música americana. Desde sua morte, Memphis recebe anualmente uma peregrinação de cerca de 50 mil fãs do cantor que comparecem para homenageá-lo com uma vigília na noite do dia 15 para o dia 16 de agosto.
Elvis nasceu no dia 8 de janeiro de 1935, em Tupelo, Mississippi, filho de uma família de operários. Seu primeiro disco demo foi gravado em 1953, mas a primeira gravação profissional só foi feita no ano seguinte.Em 1956, ao aparecer no programa de TV "The Milton Berle Show", Elvis levou a platéia ao delírio com seu rebolado ao interpretar "Hound Dog" e provocou a ira de grupos conservadores que condenaram sua música e sua performance, considerada exagerada e sensual na época.
Durante sua carreira, o cantor foi premiado com 131 discos de platina e foi indicado para 14 Grammys, dos quais ganhou três, um deles pelo conjunto de sua obra. Além de músico, Elvis foi também ator e participou de 33 filmes, como "Feitiço Havaiano", "O Seresteiro de Acapulco" e "Carrossel de Emoções", que nem sempre repetiram o sucesso que ele tinha como cantor. A imagem de Elvis passou por grandes transformações durante sua carreira.
Essas mudanças revelam aspectos divergentes da personalidade do cantor: Pouco a pouco, o rebelde de casaco de couro e cabelo empastado que chocou conservadores norte-americanos assumiu a persona de bom moço, abraçou os valores da classe média americana e entrou para o exército.

Foi a partir de 1969, quando passou a se apresentar regularmente em hotéis de Las Vegas, que o cantor engordou e adotou um figurino com macacões boca de sino e correntes de ouro, que marcaria seus últimos anos.
O cantor era contra as drogas consideradas ilícitas e chegou a participar de campanhas de conscientização. No entanto, acabou se viciando em medicamentos prescritos. Ele tinha muitas dores nas costas, problemas digestivos e glaucoma. Além dos analgésicos, Elvis usava anfetaminas, para emagrecer e manter o pique nos shows, que contrabalançava com calmantes para conseguir dormir.
As drogas e a alimentação exagerada deixaram sua saúde debilitada. No dia 16 de agosto de 1977, Elvis foi encontrado morto na banheira de sua mansão. O seu médico, George Nichopoulos, afirmou que a causa da morte foi uma arritmia cardíaca. Os rumores sobre a morte do ídolo ganharam imediatamente as manchetes dos jornais, rádios e redes de TV, antes mesmo da confirmação.

Nenhum comentário: