Taiadablog: Licenças ambientais e ruídos são os grandes problemas do TAV!!!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Licenças ambientais e ruídos são os grandes problemas do TAV!!!


Mesmo sem ter feito todas as audiências públicas e ouvido todas as reclamações das Prefeituras de municípios que estarão em seu percurso, a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres contratou o EIA – Rima, Estudo e Relatório de Impacto Ambiental para acelerar as licenças ambientais necessárias. Não serão poucas as dificuldades!

De Campinas ao Rio, o trem-bala cortaria pelo menos 840 hectares de matas, o equivalente a 780 campos de futebol. No trecho que será percorrido em 2 horas e 33 minutos, o trem-bala acarretará desapropriação de mais de 600 imóveis, problemas com barulho e poluição visual trazida pela instalação de cercas, impactos em áreas de proteção ambiental, entre outros desafios.

Em Caçapava, o trem encontrará algumas zonas úmidas, próximas ao Rio Paraíba. Haverá desapropriação de loteamento! Em Taubaté e Tremembé, poderá haver possíveis problemas de ruídos. Jacareí terá quase nenhum problema e São José dos Campos deverá demolir um centro educacional, um conjunto habitacional e algumas casas de alto padrão.

A futura estação será na Vila Guarani, a partir de onde o trem cruzaria o Rio Paraíba, causando impacto na bacia.

Um comentário:

PC disse...

Em Caçapava poderá haver despropriação de um bairro - Jardim Panorama e não um loteamento como o sr. mencionou ok