Taiadablog: Cetesb interdita aterro sanitário de Taubaté!!!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cetesb interdita aterro sanitário de Taubaté!!!

Secretário Estadual do Meio Ambiente
Xico Graciano, no aterro sanitário de Taubaté

Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB interditaram, hoje, o aterro sanitário da cidade de Taubaté, pela disposição inadequada de resíduos. O aterro está localizado na Estrada das Sete Voltas, nº 100, e recebia lixo domiciliar e resíduos da construção civil.

A interdição foi acompanhada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, que na oportunidade anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar, no prazo de 30 dias, um relatório sobre os 48 aterros municipais que estão em situação inadequada de disposição de lixo, de acordo com a última avaliação feita para o Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares divulgado pela CETESB.

Na última vistoria, em 11.05.2009, constatou-se que o depósito de lixo de Taubaté chegou a uma situação insustentável, transformando o local num sistema mal operado, sem a devida cobertura dos resíduos com terra, o que proporcionou a presença de catadores, de urubus e de moscas. Os técnicos constataram, ainda, o extravasamento de chorume em várias partes do aterro, canaletas de águas pluviais entupidas e aumento da altura do maciço de resíduo sem aprovação do órgão ambiental.

Outro problema constatado foi uma ampliação da área do empreendimento sem autorização, ultrapassando os limites de proteção de drenos, propiciando o arraste dos poluentes, chorume, para os cursos d'água existentes próximos ao aterro.A disposição inadequada do lixo, sem a impermeabilização do terreno, acarretou a poluição do solo e da água subterrânea, estando à área sob investigação de contaminação.

Além dos fatos mencionados, a prefeitura de Taubaté não se prontificou a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC com a CETESB. Em função do quadro encontrado os técnicos da CETESB elaboraram uma proposta de interdição da área pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Segundo os responsáveis pela agência da CETESB em Taubaté, inúmeras e infrutíferas tentativas foram feitas para se chegar a uma solução para adequação do aterro e para solução dos problemas ambientais causados pelo empreendimento, por meio de advertências, multas, e reuniões com representantes da administração municipal, porém, nunca foi possível um consenso técnico ideal.
“Taubaté não fez a lição de casa. A interdição é o resultado da situação encontrada aqui.” – reflete Graziano.O aterro de Taubaté, que recebe aproximadamente 195 toneladas diárias de resíduos domésticos e outras 400 toneladas de entulho da construção civil, recebeu em 2008 a nota 5, de acordo com o Índice de Qualidade dos Aterros de Resíduos – IQR, uma classificação feita pela CETESB – com avaliação de 0 a 10 – que informa as condições de operação dos aterros sanitários urbanos, caracterizando uma condição inadequada de disposição do lixo.“Não podemos trabalhar as cegas. Taubaté merece um aterro melhor. Tolerância zero aos lixões.” – completa Graziano.

Um comentário:

Unknown disse...

O lixo de Taubaté, está sendo depositado no aterro sanitário de Tremembé, o qual, caso perdure esta situação, também poderá ter problemas com a legislação.