Taiadablog: Energia limpa surge no Vale!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Energia limpa surge no Vale!!!


O Centro de Tecnologia da Vale Soluções em Energia (VSE), em São José dos Campos, está implementando um projeto inédito na América Latina, buscando a geração de energia renovável a partir do etanol, e é baseado na modificação de dois motores diesel que operam com etanol, acionando dois geradores elétricos. Atualmente, o projeto está em fase de testes.

O diferencial é a utilização de 100% de etanol na geração de energia, sem emissão de gases poluentes. Quando comparado ao diesel, o uso do etanol possibilita significativa redução da emissão de gases do efeito estufa, emitindo cerca de 68% a menos de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Os motores em teste apresentam redução nos níveis de ruído, se comparados a motores que funcionam com óleo diesel. A potência máxima de operação pode chegar a 500 KW, o que daria abastecer uma cidade com cerca de 2,5 mil habitantes.

Estudos promovidos pelo Instituto Inova apontam que a substituição dos ônibus a diesel da Região Metropolitana do Rio de Janeiro por ônibus híbridos, que usam motores como os testados pela VSE, poderia reduzir em até 90% a poluição atmosférica.
O Centro de Tecnologia da VSE começou a operar no primeiro semestre do ano passado e já foram firmados acordos de cooperação tecnológica com a Escola de Engenharia de São Carlos / USP, INPE, CTA-ITA, CTA-IEAV, dentre outras instituições; e deve receber recursos da ordem de R$ 420 milhões, nos próximos quatro anos, para fomento em pesquisa energética.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a mineradora Vale e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contempla também a implantação de um espaço físico no Parque Tecnológico, cujas obras estão em andamento e em ritmo bastante acelerado.
Dentre as propostas da VSE estão o desenvolvimento de atividades nas áreas de gaseificação de carvão térmico e de biomassa e a produção de turbinas a gás e motores pesados multi-combustíveis.

A ênfase do projeto reside na aplicação de novos processos e a combinação destas tecnologias, para a autogeração de energia limpa, com processos sustentáveis e renováveis.

Um comentário:

Unknown disse...

"O diferencial é a utilização de 100% de etanol na geração de energia, sem emissão de gases poluentes"

errado. todo motor a combustão interna emite gases poluentes.