RESTOS DE COMIDA O lixo orgânico representa 57% dos rejeitos paulistanos. Quem quiser transformar cascas de frutas e legumes em adubo para plantas pode montar ou comprar uma composteira. Também chamados de minhocários caseiros, esses sistemas têm minhocas vivas que transformam os restos de alimento em compostos orgânicos. Estão à venda nos sites moradadafloresta, lixeiraviva, composteira e minhocasa.
ÓLEO DE COZINHA Jogado no ralo, 1 litro de óleo de cozinha usado contamina até 20 000 litros de água. Para transformá-lo em sabão, coloque-o em garrafas plásticas e leve para os pontos de coleta existentes na cidade. Condomínios podem fazer o mesmo com os galões de 50 litros vendidos, por 30 reais, pela ONG Trevo.
MÓVEIS E ENTULHO Resíduos de reformas, móveis velhos e restos de poda de árvores com volume de até 1 metro cúbico, que não são grandes a ponto de justificar o aluguel de uma caçamba, devem ser coletados pela Operação CataTreco. Verifique na Prefeitura.
CELULARES, BATERIAS E CARREGADORES Com a sanção da lei estadual que institui normas para reciclagem e destinação final do lixo eletrônico em São Paulo, as lojas de celulares passaram a ser obrigadas a receber aparelhos usados. Baterias, por exemplo, contêm metais pesados perigosos que não devem ir para aterros. As 376 agências dos bancos Real e Santander na cidade, que recolhem celulares, pilhas e baterias, e as lojas da Drogaria São Paulo, são pontos de coleta.
LÂMPADAS USADAS Como contêm mercúrio, um veneno perigoso, em sua composição química, as lâmpadas fluorescentes exigem cuidados especiais ao ser descartadas. Poucas empresas fazem a reciclagem – uma delas é a Apliquim.Tratado, seu vidro pode ser usado em pastilhas e materiais de construção. Caso a lâmpada se quebre, é preciso evitar inalar a substância de seu interior ou tocar nela. Já as lâmpadas incandescentes convencionais podem ir para o fundo dos aterros comuns. O descarte deve ocorrer na mesma loja que comprou a lampada nova.
ELETROELETRÔNICOS computadores, televisores e outros equipamentos eletrônicos e de informática quebrados devem ser enviados aos postos de coleta de Lixo Eletrônico da Prefeitura.
ELETROELETRÔNICOS computadores, televisores e outros equipamentos eletrônicos e de informática quebrados devem ser enviados aos postos de coleta de Lixo Eletrônico da Prefeitura.
PNEUS VELHOS Todos os meses, 12 000 toneladas de pneus sem possibilidade de recauchutagem são coletados para reciclagem na cidade. O Programa de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis da Reciclanip, uma entidade formada pelos fabricantes, transforma-os em materiais como solado de sapato e borracha de vedação. Há uma lista de pontos de coleta no site reciclanip.com.br
ISOPORES Embora ainda tenham baixo valor de mercado e sejam desprezados em algumas cooperativas, os isopores podem ser reutilizados. Inclua-os junto com os plásticos. O tipo EPS (poliestireno expandido), comum em embalagens de eletrônicos, é mais aceito que o XPS (poliestireno extrudado), usado em bandejinhas de alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário