Taiadablog: Os bastidores da candidatura de Mauricio de Souza para a APL !!!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Os bastidores da candidatura de Mauricio de Souza para a APL !!!

Publico, na íntegra, documento recebido de nosso Secretário de Cultura, Fabrício Correia, dando conta de sua atuação, nos bastidores, como um dos principais incentivadores do processo que envolveu a candidatura de Mauricio de Souza para a Academia Paulista de Letras! Vejam aí:

"Prezado JC Flores,

O ingresso de Maurício de Sousa na Academia Paulista de Letras é finalmente, o reconhecimento dos quadrinhos como genêro literário. Milhões de pequenos leitores chegaram ao primeiro livro, conduzidos pela Turma da Mônica. Maurício é o principal agente de fomento a formação de novos leitores no Brasil nos últimos 40 anos.

Imaginei esse momento histórico cultural, e durante meses tentei convencê-lo a candidatar-se, tendo como parceiro de "pressão" para o ato, o querido Gabriel Chalita. Nesse aspecto, fomos vitoriosos, muito mais por conta da ação do Chalita, afinal, quem resiste a um pedido do Gabriel.

Vencida a primeira etapa, avançamos. Com a morte do jurista Geraldo de Camargo Vidigal, abriu-se a vaga na Academia Paulista de Letras.

Tínhamos a vaga e o candidato. Excelente. Faltava apenas a inscrição. É de praxe na Academia, que logo após declarada a vaga, o candidato com mais chances de eleição deve apresentar sua intenção de ingresso.

O presidente José Renato Nalini, partidário desde as primeiras horas da vaga, ao ingresso do nosso quadrinista, solicitou que apresentássemos a carta de Maurício após os sete dias de luto da Academia Paulista.

Gabriel estava no auge da campanha eleitoral, a cada dia, uma, duas cidades diferentes. Não conseguia conversar com o Maurício. Para aumentar nossa ansiedade, o pai da Mônica, viajou. Em uma turnê pela Ásia, Japão e China, iria passar ao menos 20 dias.

O que fazer ? Fiz contato com Maurício pelo twitter e o mesmo informou que havia deixado a carta com Sidney Gusman, responsável pelo planejamento editorial da Maurício de Sousa Produções. Mas, não havia deixado a carta física, e sim o texto.

Em uma ação inédita, com o aval do presidente, encaminhamos a inscrição, com a assinatura eletrônica do cartunista, por email para a Academia. E pasme, meu Caro JC, tal honra coube a este humilde colaborador da cultura caçapavense, conforme emails em anexo.

Não pude deixar de ir cumprimentar pessoalmente, Maurício de Sousa por esta conquista. Pode parecer pretencioso, mas sinto-me parte dessa eleição, que muito significa para a abertura das Casas Literárias para a sociedade.

Maurício, como sempre, atencioso e muito interessado, nos recebeu na sede da Editora Globo, ciceronado pelo elegante Frederic Kachar, diretor geral da empresa. Vários acadêmicos foram levar seu abraço, entre eles o Maestro Julio Medaglia, Gabriel Chalita, Anna Maria Martins, José Pastore, José Renato Nalini. Momento afetivo, que divido com seus leitores.

Um grande abraço.

Fabrício Correia"
Este é o nosso Secretário de Cultura! Seu grau de conhecimento e interação com as mais diferenciadas personalidades do mundo cultural de nossos dias, lhe conferem "handicap" nunca dantes alcançado por qualquer outro dirigente municipal do setor, o que tem ficado bastante explícito, na valorização das atividades inerentes ao cargo perante o universo politico local/regional e até mesmo nas esferas estaduais, e na riqueza e  diversidade dos eventos colocados à disposição dos munícipes caçapavenses!

Nenhum comentário: