Taiadablog: Confessionário virtual !!!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Confessionário virtual !!!

A Igreja Católica aprovou um aplicativo para iPhone que funciona como confessionário virtual. O programa, que foi colocado à venda na loja virtual da Apple por US$ 1,99 (R$ 3,32), guia os usuários através do sacramento da confissão – em que católicos admitem seus pecados – e permite que o fiel mantenha um registro de seus pecados.O aplicativo também permite que os usuários façam um exame de consciência com base em fatores como idade, sexo e estado civil – mas não tem como objetivo substituir a confissão inteiramente.

Segundo seus idealizadores, a ideia é encorajar os usuários a compreender suas ações e a buscar um padre para obter absolvição. “Nosso desejo é convidar os católicos a se envolverem com sua fé através da tecnologia digital”, justificou Patrick Leinen, membro da Little iApps.

O lançamento foi feito após o papa Bento XVI exortar os católicos a usarem a comunicação digital e mostrarem-se presentes online.

É o fim da picada !

5 comentários:

Eduardo Frick disse...

É... não são apenas as igrejas crentes que agem como caça-niqueis. A Versão 2.0 desse aplicativo conterá o "Padre Virtual" que, de acordo com os pecados ditos pelo usuário, vai recomendar X aves-marias e Y pais-nossos. Só não foi implementado na versão 1.0 porque o Vaticano ainda não tem conta no Paypal.

Pereira disse...

JC sei que vc é católico mais vc está equivocado. Na terça feira assisti ao programa trocando idéias na CN e o nosso querido padre Joâozinho estavá lá e explicou que foi uma tradução errada do Ingles para o Portugues. Na verdade o que está sendo oferecido aos católicos é uma espécie de aconselhamento virtual ao qual não exime ao católico de ter que fazer a confissão jamais a igreja católica vai abrir mão desta graça que é a confissão e o perdão. Segue abaxo informação correta.

O uso do iPhone na confissão… ou na contrição?
Padre Joãozinho, scj on fevereiro

Após algumas informações que sugeriam que se tratava de Confissão através do iPhone, o padre Lombardi esclareceu que “é essencial compreender bem que o sacramento da Penitência requer necessariamente a relação de diálogo pessoal entre penitente e confessor, assim como a absolvição por parte do confessor presente”.

“Isso não pode ser substituído por nenhum aplicativo informático”. Portanto, “não se pode falar de ‘Confissão pelo iPhone’”, explicou.

Segundo Lombardi, entretanto, em um mundo em que muitas pessoas utilizam suportes informáticos para ler e refletir (e inclusive textos para rezar), não se pode excluir que uma pessoa faça sua reflexão de preparação à Confissão tomando a ajuda de instrumentos digitais. Isso de forma parecida ao que se fazia no passado, “com textos e perguntas escritas em papel, que ajudavam a examinar a consciência”.

Neste caso – prosseguiu – tratar-se-ia de um subsídio pastoral digital que “poderia ser útil”, mas sabendo que “não é um substituto do Sacramento”.

E, além disso, deve ter “uma verdadeira utilidade pastoral” e nunca se tratar de um negócio “alimentado por uma realidade religiosa e espiritual importante como um Sacramento”.

O aplicativo Confession foi desenvolvido pela empresa Little iApps e recebeu há poucos dias o Imprimatur das mãos de Dom Rhodes, bispo de Fort Wayne-Southbend (Estados Unidos).

Segundo explicou a ZENIT Patrick Leinen, programador e cofundador da Little iApps, o aplicativo está pensado para ajudar na preparação à Confissão, oferecendo roteiro de exame de consciência, guia passo a passo do sacramento, ato de contrição e outras orações.

JC não podemos deixar duvidas com relação a este assunto que pode até gerar polemica devido a má interpretação que houve.

Obrigado.

Unknown disse...

Agradecemos as explicações do Pereira, as quais confirmamos, integralmente !
Abraços.

OABCPV disse...

Vi a matéria e a explicação do Pereira, porém, entendo que a capacidade, a possibilidade de redenção dos desvios que cometemos podem ser reparados numa conversa que tenhamos conosco mesmo frente a um espelho. Não há nada mais importante e verdadeiro que nos reencontrarmos quando fazemos nosso exame de consciência e reconhecemos que erramos, tanto material como espiritualmente e e buscarmos reparação para este deslize. Que a Paz do Senhor esteja sempre conosco !

Pereira disse...

JC o nosso amigo OABCPV é o advogado de Deus e não do diabo. Precisamos de mais advogados assim sempre. Amém.