Taiadablog: Festa Junina !!!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Festa Junina !!!


Bolinho de quermesse. Quadrilha. Correio elegante. Pipoca. Pescaria. Casamento com direito a padre, pai com espingarda. Pau de sebo. A fogueira quentinha. Quanta coisa boa! "Ê trem bão", como dizem na roça. Tantas delicias para comer, divertimentos para todas as idades, música que lembra a infância e que ainda hoje nos traz as melhores memórias. Tradições culturais interioranas, das raízes caipiras, das fazendas de outrora a celebrar Santo Antônio, São João e São Pedro.

Festa Junina é sinônimo de alegria, confraternização. É momento de encontro com os amigos e de resgate das raízes mais brasileiras. Em todo o interior e, particularmente aqui no nosso Vale do Paraíba paulista, o mês de junho concentra festas e mais festas que significam muito para todos que nestas terras residem. Remontam os festejos as tradições da mesa farta, da reunião dos compadres, da broa quentinha embalada pelo café fresco e leite recém-tirado da vaca, típicos da zona rural brasileira. 

O chapéu de palha, a camisa xadrez, a calça remendada, as botinas. A maria chiquinha, as fitas coloridas, o vestido estampado. Que beleza! E a trilha musical junina a juntar todos num ir e voltar ritmado que levanta a platéia presente. O quentão e o vinho quente a espantar o frio. O pão com calabresa, o milho verde e os deliciosos caldinhos de feijão e mandioca para encher a barriga. Pé de moleque, canjica, paçoca, doce de abóbora, arroz doce e tantas outras doces reminiscências a embalar o paladar.

E os recadinhos carinhosos dos novos, eternos ou futuros namorados rodando pelas mãos do correio elegante. As argolas que atiramos para ganhar os prêmios na barraca de brincadeiras. De repente, baixa a polícia e leva para a cadeia um dos presentes... Êpa, é mais uma gostosa alegoria junina. Enquanto isso, mais gente se aventura a subir no pau de sebo, cheio de gordura ou graxa, para chegar no prêmio dourado que lá em cima a todos seduz...

Festa Junina, que delícia caipira, momento inesquecível para todos e cada um de nós, por ela ficamos esperando ano após ano, em busca de seu encantamento, doçura e graça!

Obs. Em junho, todos os anos, entre as várias festas celebradas no Brasil e no Vale do Paraíba paulista, chamo a atenção e como caçapavense, deixo desde já e para sempre o convite para a tradicional, charmosa e deliciosa Festa de São João de Caçapava, uma gostosura compadre!

Prof. Dr. João Luís de Almeida Machado
Membro da Academia Caçapavense de Letras

Nenhum comentário: