Taiadablog: Jambeiro terá aterro regional !!!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jambeiro terá aterro regional !!!

Câmara de Jambeiro aprova criação de aterro

A Câmara de Jambeiro aprovou na noite da última terça-feira, por cinco votos a quatro, um projeto do Executivo que permite a instalação de um aterro sanitário regional na cidade.

Durante a votação, um grupo formado por cerca de 200 pessoas protestou com cartazes e camisetas, contra a implantação do aterro que, de acordo com o projeto, passaria a receber o lixo de outras cidades da região.

O prefeito de Jambeiro, Carlos Alberto de Souza (PV), afirmou que a cidade está apta a receber o novo depósito, já que o atual estaria defasado. Ele afirma, também, que a Lei Orgânica do município aprova a medida: “Não acho que isso vai trazer problemas ambientais para a cidade, que está precisando de um novo aterro e ainda vai gerar mais emprego e renda”, disse.
Segundo Carlos Alberto, ainda não há uma previsão de quantas cidades da região poderão descartar o lixo em Jambeiro. “Acho que o lixo deverá vir somente do Litoral Norte”, afirmou.

Se for aprovada pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que já ofereceu licença prévia, a implantação do aterro sanitário regional deverá ser instalado no km 15 da rodovia dos Tamoios.

Segundo o presidente da Câmara, Sérgio Alves Feitosa (PSDB), que mantém posição contrária ao aterro, o terreno pertence à empresa Fibria, e possui 57 alqueires de área total. Atualmente, o depósito da cidade recebe cerca de 10 toneladas de lixo por dia, e fica em uma área de 30 mil metros quadrados. “Mas se for receber de outras cidades, esse número poderá chegar a 2.000 toneladas por dia”, disse ele.

Para o ambientalista e pesquisador Carlos Hidalgo, a proposta do aterro é uma ameaça ao meio ambiente. “Esse não é um sistema limpo nem autossustentável”, afirmou.

Por meio de nota, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou que a implantação do aterro sanitário é viável, mas ainda é necessário outras duas licenças, de instalação e de operação. Para isso, a empresa que ficaria responsável pelo empreendimento, a Engep (Engenharia e Pavimentação), de Limeira, deverá apresentar um projeto detalhado sobre a construção do local. O VALE entrou em contato com a Engep, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
 
Apesar da polêmica envolvendo a criação do novo aterro regional de Jambeiro, vereadores e o Codivap (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira) aprovaram a sua instalação.

Nenhum comentário: