Taiadablog: Honra ao Mérito Cultural: Geraldo Ferreira Landredi !!!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Honra ao Mérito Cultural: Geraldo Ferreira Landredi !!!

Geraldo Ferreira Lanfredi, nascido em 10 de setembro de 1939, em Caçapava/SP, filho de Ezio Lanfredi e Maria Elmira Ferreira Lanfredi.

Depois de haver estudado no Colégio Pio Brasileiro e na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, onde se licenciou em Filosofia e Teologia, e ter feito extensão universitária em Paris, oportunidade em que optou pela não investidura nas ordens sacras, Gerado Ferreira Lanfredi.

De volta à sua terra natal, bacharelou-se em Direito pela Universidade de Taubaté/SP, tendo, então, se casado com a Sra. Yrajá Sant’Ana Santos Lanfredi. Tiveram quatro filhos: Carina, Luís Geraldo, Cristian e Cristiano, todos também formados em direito e militantes na área jurídica.

Aprovado em concurso público, ingressou na carreira da Magistratura de São Paulo, tendo percorrido diversas comarcas do Estado até a Entrância Especial de São Paulo (Capital).
Uma vez aposentado, iniciou curso de Pós-Graduação na Universidade de São Paulo, onde defendeu tese de doutorado sobre “Instrumentos de Efetividade da Política Ambiental” e recebeu o título de Doutor em Direito Civil e Ambiental pela Faculdade de Direito da mesma Universidade.

Trabalhos de pesquisa na elaboração da tese levaram-no a fazer estágios na Bélgica, na Itália e na Argentina, bem como na França, onde, na Faculdade de Assuntos Internacionais e de Direito da Universidade de Le Havre (Normandia), defendeu, publicamente, monografia sobre a Política Ambiental, no Brasil, sendo agraciado com o Diplôme D’Université en Droit Comparé Franco-Brésilien – Le Havre/França.

Possui inúmeros artigos de caráter jurídico, em geral, e na área ambiental, em especial, tem escrito em revistas especializadas e em jornais.
Publicou, em 2001, pela Editora Revista dos Tribunais, a obra “Política Ambiental – busca de efetividade de seus instrumentos” (2ª edição).

Na área de crimes ambientais, publicou, em parceria com seus filhos: Luís Geraldo, Cristian e Cristiano, um novo livro intitulado “Direito Penal, na área Ambiental” (Doutrina, Jurisprudência, Legislação e Documentários), obra prefaciada pela Profª. Ivette Senise Ferreira. Ed. Juarez de Oliveira – 2004.

Coordenou, ainda, outra obra: “Novos Rumos do Direito Ambiental, nas áreas Civil e Ambiental”. Millennium Editora - 2006.

É membro do Grupo de Apoio à Justiça (GAJ), junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, bem como membro da Academia Caçapavense de Letras, além de membro do Instituto “O Direito por um Planeta Verde”.

Enquanto advogado militante na área ambiental, presidiu a Comissão do Meio Ambiente da OAB/ Subsecção de Atibaia SP (triênios 2001-2003 e 2004-2006).

Ao homenageado, nossos cumprimentos!

Nenhum comentário: