Taiadablog: Programação de Carnaval de Caçapava !!!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Programação de Carnaval de Caçapava !!!

A programação de Carnaval em Caçapava começa nesta sexta, dia 17, e vai até terça-feira, dia 21, com atrações para todos os gostos. A expectativa dos organizadores é de receber até oito mil pessoas por noite.

O Carnaval de Caçapava é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Liga Independente de Blocos e Escolas de Samba de Caçapava.

A festa começa na sexta-feira, dia 17. O bloco Maracatu Coroa de Ouro abre a programação, às 20h. O grupo reúne 25 integrantes, sendo nove bonecões - porta-estandarte, rei, rainha, vassalo e cinco bonecões na percussão. A concentração será na avenida Cel. Manoel Inocêncio, próximo à Praça da Bandeira.

Após a apresentação do maracatu, desfila o bloco Chitaiada, com saída prevista para 21h. A concentração é na Av. Cel. Alcântara, em frente à Estação. O bloco conta com palhaços, sacis, serpente gigante e boi-bumbá. A chita é o material principal dos adereços.

No sábado, dia 18, a folia começa às 19h com o Carnaval de Marchinhas na Praça da Bandeira. A festa é comandada pela banda de marchinhas Gilberto e seus Metais, com repertório que reúne marchinhas clássicas de todas as épocas.

Às 21h, um cortejo com 34 bonecões percorre a área em torno da Praça da Bandeira, acompanhando o Bloco do Saci. A concentração está marcada para 20h, na Av. Cel. Manoel Inocêncio, no trecho próximo à Praça da Bandeira.

No domingo, dia 19, além do Carnaval de Marchinhas a partir das 19h na Praça da Bandeira, haverá desfile competitivo de escolas de samba na Av. Cel. Alcântara. O início está previsto para 20h. Disputam o título as escolas Só Vexame, Piratas do Samba, Unidos da Vila, Fiel de Caçapava e Pé de Cana.

Durante o Carnaval, a avenida recebe estrutura de arquibancadas com capacidade para 3.000, o que garante maior conforto aos foliões.

BANDA ESTRAMBELHADOS E BLOCO JUCA TELES - Na segunda-feira, dia 20, a programação na Praça da Bandeira conta com Carnaval de Marchinhas, às 19h, e show com a banda Estrambelhados e o Bloco Juca Teles, de São Luís do Paraitinga, às 22h.

A banda “Estrambelhados” representa uma nova geração musical na singular cidade de São Luís do Paraitinga. Tem como finalidade pesquisar e divulgar a cultura popular, auxiliando na divulgação dos grupos folclóricos locais – congadas, moçambiques e folias – assim como zelar pela continuidade da tradição musical da cidade.

O show da banda faz referência a todas essas tradições musicais pesquisadas, mas com uma linguagem musical contemporânea.

O bloco Juca Teles, que acompanha a banda em Caçapava, é um dos mais representativos de São Luís do Paraitinga, comandado pelo importante personagem Nhô Juca Teles do Sertão das Cotias.

Na mesma noite, na Av. Cel. Alcântara, será realizado desfile de blocos de embalo a partir das 20h, com a participação do bloco Filhos da Tuta, Bloco do Sena e Bloco Última Hora.

Na última noite de folia, haverá Carnaval de Marchinhas na Praça da Bandeira a partir das 19h. Na avenida Cel. Alcântara, será realizado desfile da escola campeã, às 21h. O Bloco do Pimenta encerra a programação com desfile às 22h.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lamentável, não haver qualquer menção na verdadeira abertura do carnaval de Caçapava. Há aproximados 06 anos,a Banda Gururu Gurural ( homenagem ao falecido Horácio Vilela, do antigo Banespa ),sempre no último sábado que antecede a semana do carnaval, desfila pelas imediações do Jd S José, Jd Rafael,etc, tendo seu ponto culminante, na parada obrigatória, em frente ao Asilo da Rua Amélia Pantaleão, sendo impossível relatar a expressão, emoção e saudades dos asilados, quando a Banda toca as marchinhas dos antigos carnavais. No próximo ano vale a pena conferir.