Taiadablog: Jornalismo de baixa qualidade !!!

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Jornalismo de baixa qualidade !!!

Meus amigos, na data de hoje, na apresentação do pasquin televisivo denominado "Link Vanguarda", fiquei com a sensação de que nunca antes havia visto um noticioso com qualidade tão inexpressiva como este!

Acho que a Diretoria de Jornalismo da Rede Globo, deveria dar uma fiscalizada nestes pasquins eletrônicos mal feitos por suas afiliadas que, por absoluta falta de editores competentes, acaba mostrando imagens e textos que fogem à natureza informativa objeto da criação do pretenso noticioso, para ingressar no popularesco tema de revista social local, invadindo a seara de outros programas do mesmo canal!

Claro que, como morador da região, esperava ter um jornal televisivo regional, adequado e recheado de notícias locais de interesse. Afinal era assim que funcionava e funcionou durante anos, com o SPTV!

O problema reside, em minha modesta opinião, na fraqueza do editorial e na pobreza da pauta escolhida para ser levada ao ar!

É preciso melhorar o quadro de jornalistas e repórteres que caçam as notícias que são veiculadas neste mequetréfico pasquim eletrônico! Também, como forma de transmitir mais confiabilidade no noticiário, deve-se reduzir, drásticamente, o número de apresentadores do jornal. Não é necessário (alguém certamente, irá convir com nossa opinião!) 5 pessoas para apresentarem um jornaleco de 45 minutos, recheado de informações inúteis (longuíssima e desnecessária explicação sobre as condições meteorológicas de cada uma das cidades da região), câmera estática mostrando uma área de Campos do Jordão, câmeras estáticas mostrando a Via Dutra, longas e aborrecidas despedidas (todos os dias!) dos cinco apresentadores!

Tudo isto representa perda de tempo precioso para que se aflore o verdadeiro jornalismo, aquele noticioso que, de fato, mantém as pessoas atentas para as reportagens pois, certamente uma ou mais delas, poderá lhe render algum proveito. Esta é a intenção do telespectador que acompanha um pasquim eletrônico destes e não ficar vendo rapapé de jornalistas falando um monte de asneiras, sem preparo e sem técnica!

Acho que esta nossa postagem de hoje, servirá, com certeza (alguns dos que trabalham no pasquim eletrônico citado, mantém acompanhamento direto com o Taiadablog!), para que sejam repensadas as regras de formatação e apresentação do Link Vanguarda, numa engenharia reversa, partindo dos olhos e ouvidos do telespectador, como forma de se criar, de fato, o verdadeiro informativo regional !

5 comentários:

Mário Sérgio B. disse...

JC porque é que os outros canais de TV, percebendo a fragilidade do noticiário regional da TV Vanguarda, não investem em seus respecticos noticiários regionais, como forma de angariar mais espectadores?
Qual seria o problema?

Iris M. disse...

Este noticioso da TV Vanguarda está mesmo difícil de engolir. Basta lembrar daquela história do acidente com o trem de Campos do Jordão: eles ficaram falando naquilo quase 10 dias, enervando todo mundo! O jornal de ontem ao meio dia então, foi terrível! Como bem dizia o jcflores antigamente: "não dá para forrar gaiola!"
Abraços e parabéns ao Taiadablog pelo acerto do tema de suas reportagens!

Anônimo disse...

A verdade é que a região do Vale do Paraiba é tão pobre em ocorrencia, assunto, noticia, novidade, cultura, etc que a TV Vanguarda não passa nada de interessante.
Talvez se essa região fosse mais desenvolvida em todos os aspectos noticia não iria faltar

Dégas disse...

Há muito tempo deixei de assistir o noticiário da Tv Vanguarda. É muito ruim. A cada dia eles conseguem piorar o que já é péssimo. Lamentável...

Banzo disse...

O "jornal" do meio dia, parece papo de boteco entre jornalistas.