Taiadablog: O poeta que não será esquecido!!!

sábado, 8 de agosto de 2009

O poeta que não será esquecido!!!

Dr. Rocha Ferreira e sua espôsa Dona Inah, por ocasião
das Bodas de Prata em 1961
Amigos: vai aqui uma homenagem a outro daqueles heróis caçapavenses, no anonimato até mesmo por falta de interesse das autoridades em preservar a memória de pessoas como Chiquito, o Dr. Francisco da Rocha Ferreira, nascido em 09 de Março de 1897 e falecido em 26 de Setembro de 1969, enterrado na Taiada.

Chiquito foi Advogado, jornalista, escritor com 17 livros publicados, atuou como correspondente na guerra da Itália/Abissínia, e participou da revolução constitucionalista de 32!

Abaixo, uma de suas poesias: Palhaço (dedicada a Manuel Victor)

Dos filósofos todos que conheço
Este é, devéras, o melhor de todos.
Ri-se de tudo; e irônicos apodos
Atira ao mundo em rápido arremesso.
Entanto, quando o público, entre engodos,
E chuças e chalaças, num tropeço,
O vê surgir em cena, por vil preço,
Da vida esquece as podridões...os lodos...
Este palhaço de fidalgos traços,
Por muitas vezes assistiu, atento,
A's pilhérias de múltiplos palhaços.
Assim, na arena , gargalhando a esmo,
Ele pode, feliz, nesse momento,
Ver o público rie-se de si mesmo!
Amigos (Família Lanfredi) de Caçapava
O Dr. Rocha Ferreira deixou muitos amigos e parentes em Caçapava, além de outros que por aqui já residiram e agora estão longe, na saudade, principalmente sua filha Luisinha que, embora
distante de nós, tem por aqui o carinho de verdadeiras amizades!
Em breve estaremos publicando toda a bibliografia do Dr. Rocha Ferreira que, à partir de agora, passa a figurar, com justiça, no rol das personalidades das artes caçapavenses!
Aos amigos do poeta que residem em Caçapava e se interessarem em nos enviar qualquer informação em relação ao poeta, pedimos acessar o email jcflorescpv@bol.com.br

8 comentários:

Luisinha Rocha Ferreira disse...

Amigos, quero agradecer a você o empenho que demonstraram ao procurar resgatar um pouquinho da historia de vida de meu pai. Gostaria muito de poder estar aí para conversarmos pessoalmente, mas, no momento está muito difícil. Não posso andar de ônibus e não estou dirigindo mais... Mas, saibam que mesmo não tendo nascido em Caçapava, aprendi amá-la com se minha terra natal fosse! Assim que puder, estarei aí fisicamente, pois espiritualmente, daí nunca me afastei! Um abraço e, mais uma vez, grata pela atenção de vocês e pelo grande carinho enorme da minha

Grací disse...

OI Luiza, minha querida amiga! Acredito que nós é que temos a agradecer a seu pai, que muito contribuiu para a cidade que tanto amava! Obrigada por dividir isso conosco. Minha gratidão, meu abraço!

Caçapavense Nato disse...

JC, voce tem muita razão e está de parabens ao trazer estes ilustres caçapavenses que nos orgulham. honram e envaidecem. Porém, a cidade precisa se empenhar em demonstar quem realmente são e o que fizeram por nossa Caçapava. Uma observação, somente dar o nome de uma Rua ao Chiquinho é muito pouco. Resgatemos nossa história.

BLOG DO CÉSAR MAIA disse...

Amigos, há muito tempo procuro e só agora encontro voces, esperando em Deus e em tempo, que D. Luisinha saiba que tenho comigo uns manuscrito de poemas e livro https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2064627955292&set=a.2064627155272.78706.1832556227&type=3&theater

será que eh do seu pai ??? por gentileza entrem em contato cesarnmaia@hotmail.com, cesarmaia@bol.com.br ou facebook no link acima. moro em Fortaleza 085-8834.44.48 - César Maia

http://taiada-blog.blogspot.com/ disse...

Recebi o e-mail que enviaram para minha amiga Graci. Agradeço, mais uma vez a atenção e o carinho demonstrados. Estou tentando comunicar-me com o Snr. Cesar. Estive na nossa Caçapava dias 26/27 de dezembro próximo passado e me encantei com essa "cidade nova" que não mais conhecia... Infelizmente, fiquei pouco tempo na casa de meus primos Geraldo e Irajá Ferreira Lanfredi, da Maria Aparecida e demais parentes, mas foi muito bom vê-los, novamente e respirar esse ar maravilhoso!Um abraço carinhoso a todos, o meu muito obrigada e, se Deus assim o quiser, quem sabe, aí estaremos, brevemente. Abraços,
Luisinha

cesar maia disse...

eis o link onde voces poderão acompanhar figuras do POETA FRANCISCO DA ROCHA FERREIRA. att. César Maia

cesar maia disse...

O Poeta ROCHA FERREIRA, comenta em "Vultos que ficam..." em 1921 sobre o Livro do também Poeta e Escritor Julio Cesar da Silva, sabendo disso fiz comentário em http://literatodovale.blogspot.com/2009/01/jlio-csar-da-silva-um-poeta-esquecido.html?showComment=1328220439876#c9021296777850445749

cesar maia disse...

Foto colocada dentro de um livro de recortes de jornais, portanto peço a identificação das pessoas, local etc - segue link de meu facebook - https://www.facebook.com/photo.php?fbid=2282060230963&set=a.2064627155272.78706.1832556227&type=3&theater