Taiadablog: Rumo à aposentadoria!!!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Rumo à aposentadoria!!!


O ônibus espacial Endeavour pousou no Centro Espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral, na Flórida na noite de domingo (0H20 de Brasília, Segunda Feira, depois de duas semanas de missão para instalar um novo módulo na Estação Espacial Internacional (ISS).

"Felicitações pela grande missão", afirmou o Centro de Controle da Nasa aos seis astronautas da tripulação.

"É genial estar em casa. Foi uma grande aventura", respondeu o comandante do Endeavour, George Zamka.

Lançado em 8 de fevereiro, o Endeavour levou à estação orbital, a 343 km de altitude, os módulos Tranquility e Cupola, os últimos dois grandes componentes da ISS. Agora a estação espacial tem mais de 90% da construção concluída.

O Tranquility contém o sistema de apoio de vida mais sofisticado levado até hoje ao espaço, que permite limpar e controlar o ambiente de toda a plataforma.

O Cupola, com seis janelas laterais e uma central, tem uma estação de trabalho robotizada, a partir da qual são controladas as operações de manutenção da ISS.
Faltando quatro viagens para o encerramento desta fase da estação orbital ISS, no dia 5 de abril partirá rumo a ela a Discovery, em 14 de maio a Atlantis, no dia 29 de julho de novo a Endeavour, e em 16 de setembro a Discovery.
Depois, segunda consta, serão subsitituídas pelas naves russas Soyus!

Nenhum comentário: