Taiadablog: Um mestre do primitivismo, na pacata São Luiz!!!

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Um mestre do primitivismo, na pacata São Luiz!!!

Meus amigos: em meio à tristeza de rever a cidade de São Luiz do Paraitinga e, dando graças a Deus por reencontrar meus amigos ilesos, frente à todos os riscos corridos, ensejamos conhecer pessoalmente, a outro personagem local, tipica e genuinamente cidadão local, cuja aparrência, um tanto desleixada, barba por fazer, e, principalmente pelo seu trabalho, como Zelador de uma escola, onde faz de tudo, inclusive faxina, não deixa transparecer sua principal atividade, aquela com que foi agraciado pelas mãos de Deus!
Trata-se de uma expressão de grandeza no mundo das artes, da pintura, cujos quadros, acrílico sobre telas com verniz, com base no primitivismo, fazem parte de catálogos do Brasil e do mundo, par e passo com artistas de renome como Aldemir Martins, Caribé, Di Cavalcanti, e outros!
Trata-se de José Carlos Monteiro, artista nato, morador da cidade, e que, por falta de um orientador honesto, ainda não despontou na mídia globalizada de nossos dias, sobrando-lhe, como consolo, o reconhecimento por parte de seus pares!

Publicamos aqui, tres de seus quadros, pintados em épocas diferentes, mostrando o aprimoramento de sua técnica, a evolução de suas pinceladas, retratando, com fidelidade de detalhes, situações da rotina da cidade, como o desfile de blocos carnavalescos junto à igreja das Mercês, a preparação do Afogado (prato típico) no Mercado Municipal, e um retrato da igreja matriz de São Luiz, que desabou nas enchentes de janeiro último!
Semana que vem faremos uma exposição virtual dos quadros do artista que se encontram à venda e também publicaremos questões ligadas à comercialização, entrega e documentação das obras!
Vejam a elegância de seus traços:


Reproduções permitidas somente com autorização do autor!

Um comentário:

Brasilino disse...

Sou um dos que conhece José Carlos e realmente deve ser visitado, pois mestre da pintura primitivista, com quadros espalhados por diversos países deste mundão, merecidamente e certamente um dia será reconhecido publicamente pelo seu talento.