Taiadablog: Aumentam os casos de dengue em Caçapava!!!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Aumentam os casos de dengue em Caçapava!!!


Embora não haja confirmação por parte das autoridades de saúde do município, corre à boca pequena que, na região central da cidade, particularmente na Av. Cel. Alcântara, Rua Cônego Rodovalho, Rua 14 de Abril, Rua Cel. José Guimarães (Rua do Sapo), Travessa Jaú e Jardim Julieta, já foram detectados cêrca de 9 casos de contaminação por dengue!

Tal fato, mesmo que não confirmado, deve ensejar um aumento das medidas preventivas por parte das autoridades, as quais, combinadas com a medidas de cooperação da população na eliminação de possíveis focos, criarão barreiras para eliminar, por completo, as perspectivas de contaminação, não só na citada área, quanto em toda a cidade!

Vale a pena relembrar:

Os sintomas de contaminação são: - Dores musculares e nas juntas; - Dor de cabeça e no fundo dos olhos; - Febre alta de início súbito; - Manchas vermelhas no corpo; - Falta de apetite; - Desânimo; - Às vezes, sangramentos de gengiva e nariz. No caso de dengue hemorrágica esses sintomas são associados a: - Queda brusca de temperatura; - Queda de pressão arterial; - Arroxeamento dos lábios e extremidades; - Sangramentos (pele, nariz, gengiva e aparelho digestivo); - Dor abdominal; - Alternância de sonolência e agitação.

Pessoas que apresentarem os sintomas acima devem procurar imediatamente um serviço de saúde.

Não existe vacina contra a dengue. Portanto, a única forma de prevenção é evitar água parada para que não haja a formação de criadouros do mosquito da dengue dentro de casa ou no local de trabalho: - Encha de areia os pratinhos de plantas; - Evite a planta aquática; - Não acumule entulhos e lixo; - Mantenha a piscina sempre tratada com cloro; - Retire a água acumulada das lajes; - Mantenha a lixeira sempre fechada; - Guarde pneus em lugares cobertos; - Guarde garrafas e baldes sempre virados para baixo; - Lave pelo menos duas vezes por semana, com água e sabão, os vasilhames onde é servida água para animais domésticos; - Mantenha bem tampados caixas e reservatórios de água; - Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada; - Se a caixa de descarga não tiver tampa, é necessário fechar com plástico e fita adesiva; Ao sair de casa, use tampas "abre-fecha" nos ralos internos ou cubra com tapetes ou objetos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Só é necessário manter tampas abaixadas dos vasos sanitários que nao são comumente utilizados. A larva do mosquito leva dias para eclodir e não horas!

Anônimo disse...

JC!!!
Demorou!!!
Duas infestações no centro....
Mosquitos da Dengue e caramujos africanos.....
Está empesteado

Anfíbio disse...

Então são 3 com a infestação de parasitas na Câmara....

Banzo disse...

Considero o maior teatro tudo isso.
Nunca vi eles na zn. rural,desinfetando poças, tanques etc. Será porque é difícil? Perturbar o cidadão, em sua casa, é mais producente politicamente?