Taiadablog: O Judiciário é lento sim !!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Judiciário é lento sim !!!


Repercutiram, Brasil afora, as declarações do Ministro Gilmar Mendes, Presidente do STF, de que a morosidade do Poder Judiciário é “um mito”!

Representantes da OAB no Brasil inteiro, contestam as palavras do Presidente do STF, indicando que a lentidão do Judiciário é real e que um dos principais motivos levantados em pesquisa interna, indica que a grande maioria dos juízes não cumpre integralmente seus horários de trabalho, criando, cada qual, seu próprio horário e dia da semana em que irá trabalhar!

Além disto, em alguns estados, a Justiça somente funciona das 08 as 13 horas o que, em conjunto com o fato de que muitos juízes não residem mais em suas comarcas, acabam por comprometer, cabalmente, as atividades e o pleno funcionamento do judiciário.

É claro que também se fala, e muito, numa ampla, geral e irrestrita reforma do Judiciário, como forma de alavancar todo o complexo de mudanças de que se precisa, para se equacionar o problema da justiça no País.

9 comentários:

Banzo disse...

Tem juiz que cria raízes na cidade. Não sei se é permitido, pois cria laços c/ a população. Algum advogado pode responder?

Advogado disse...

Eu posso. Temos aqui em Caçapava o Doutor Rabello que está há muitos anos, porém, isto em nada altera seu modo de ser, de decidir e de demandar os processos, pois até mesmo ao contrário passa bem conhecer os profissionais que com ele trabalham e faz com que os processos fluam mais facilmente. Tanto isto é verdade que a celeridade dos processo na Primeira Vara é comentado em toda nossa região, uma vez que o trabalho dele permite que marque audiencia dentro do mês em que foi ajuizado o processo. Que Deus o mantenha aqui por mais tempo, sorte de Caçapava.

Banzo disse...

Caro advogado: Vc. não respondeu a pergunta: Pode? É legal?

Anônimo disse...

Gostaria de responder à pergunta formulada.
Um dos direitos assegurados ao Magistrado pela Constituição da República é a inamovibilidade.
Esta garantia consiste no direito do Magistrado não ser transferido para outra comarca compulsóriamente, ou seja, contra a sua vontade. Portanto, não há óbice algum, podendo o Juiz permanecer na cidade.

Já em relação ao comentário do caro Advogado, ressalto que em dificilmente encontraremos em outra comarca do Vale do Paraíba um Juiz como o Doutor Rabelo. Um Juiz que recebe a população, que marca as audiências para datas próximas e que julga com celeridade. Tenho que concordar, sorte de Caçapava.

Atento disse...

Não sou advogado mas vou responder ao Banzo:
Juízes gozam do direito constitucional da "inamovibilidade" (art. 95, II, CF), só sai se quiser ou na forma do art. 93,VIII, também da CF.

Banzo disse...

Ok. Grato a todo mundo. Não me referi, especificamente, a este ou aquele ou aquela pessoa. Era só uma dúvida, pois penso ainda, que determinados cargos deveriam ter mais rotatividade, como gerentes de bancos, por exemplo. Como diz a reportagem, é um problema DA justiça, e não DE justiça. Abraço a todos

Tainha disse...

Eu que o diga!!!
Em 02 processos que tenho na Justiça, um de 1999 e outro de 2001, somente o de 1999 está praticamente concluido.... o Outro...rezo a Deus para que tenha sua conclusão breve. E mito é o excelentissimo falar que a justiça no Brasil seja rápida!!!

Anônimo disse...

Lento mesmo!Aqui em Caçapava tem um advogado que já têm coleção de processos criminais nas costas e não acontece nada com ele,e mais ,temos que aguentar esse cara brincar de jornalista falando absurdos,caçoando da população.A nossa sorte é que ele não gosta da metade da cidade e a outra metade não gosta dele.

Banzo disse...

Aliás, confesso que me impressiono com a rapidez do sistema, para soltar, ou nem prender, políticos corruptos. Então é verdade mesmo.