Taiadablog: Moradias do Portal do Céu e Vila Paraíso!!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Moradias do Portal do Céu e Vila Paraíso!!!


A Prefeitura de Caçapava esclarece, aos leitores do Taiadablog que:

- Desde 2005, quando foi realizado o primeiro cadastramento das famílias da área ribeirinha, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, vem acompanhando a situação dos moradores da Vila Paraíso e pleiteando verbas para a construção de casas para esta população.

- Em novembro de 2008, foi anunciada a construção das primeiras 28 casas, por meio de um convênio com o Ministério das Cidades, a equipe da Cidadania atualizou o cadastro das famílias, considerando prioritária a remoção das famílias que estivessem na região há mais de dois anos, com o maior número de crianças, idosos e/ou deficientes e em situação de risco social.

- O conjunto habitacional Portal do Céu foi entregue com as primeiras vinte e oito casas no dia 1º de setembro de 2009. As famílias contempladas foram removidas para as novas casas e as moradias precárias do beira rio foram destruídas para que não houvesse novas ocupações.

- Durante todo este processo de transferência as assistentes sociais acompanharam com reuniões sócio-educativas. Foram aplicadas orientações pré-ocupação quanto à manutenção da residência, cuidados com higiene familiar, preservação ambiental, reciclagem, educação, saúde, economia doméstica. Na pós-ocupação foram oferecidos cursos de capacitação profissional para os adolescentes e jovens, enfatizando postura profissional, drogas e saúde e com os adultos focando geração de renda e cooperativas de reciclagem.

- Como até o final de 2009, a liberação de novos recursos pleiteada pela Administração, não aconteceu nem pelo Governo do Estado, nem pelo Ministério das Cidades, a Prefeitura apresentou o projeto para a Caixa Econômica Federal, solicitando sua viabilização por meio do programa “Minha Casa, minha vida”.

- Além disso, em virtude da situação urgente em que se encontram as famílias da Vila Paraíso, a Prefeitura junto com a Defesa Civil está estudando a possibilidade de apresentar o projeto em caráter emergencial para o Governo do Estado, solicitando a liberação imediata de recursos para a construção das casas.

- De forma imediata, as famílias que foram desalojadas em virtude das chuvas e dos alagamentos do Paraíba (hoje 4 famílias), foram abrigadas pela Defesa Civil na EMEF Daphne Cesar Ghidella (Marechal Castelo Branco, 1444 – Vila Paraíso), onde recebem alimentação e são atendidas pela Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura. Além de orientação e alimentos, as famílias estão sendo acompanhadas pela equipe do PSF da Vila Paraíso.
Agradecemos pelos esclarecimentos!

Nenhum comentário: