Taiadablog: Árvore causou blecaute em 11 Estados do Norte e Nordeste !!!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Árvore causou blecaute em 11 Estados do Norte e Nordeste !!!


Uma árvore foi a causa apontada pela Eletronorte para o desligamento da linha de transmissão nesta quarta-feira (10) no Tocantins, o que provocou o apagão que atingiu 11 Estados das regiões Norte e Nordeste do país.
Os galhos da árvore, segundo a estatal, cresceram e se aproximaram dos cabos de transmissão suficientemente para romper o isolamento elétrico do ar, permitindo que a energia passasse através da árvore. Com isso, a linha desligou-se.

Mesmo sem ocorrer o contato direto, a energia "saltou" para a árvore, chegando à terra. Os cabos geralmente não são envoltos por isolantes.

Segundo a Eletronorte, a descarga elétrica queimou parte da copa da árvore. As torres que sustentam as linhas de transmissão têm 20 m de altura.

Nesta quinta-feira, técnicos percorreram os cerca de 250 km de linha de transmissão entre as subestações de Colinas do Tocantins (TO) e Miracema (TO), trecho que foi desligado, para identificar a causa do problema. A falha foi localizada a 5 km da subestação de Colinas do Tocantins.

A Eletronorte informou que as árvores sob as linhas de transmissão são podadas periodicamente e que é política da empresa manter o máximo possível a vegetação. A estatal nega que tenha havido falha na manutenção e que acidentes como este são incomuns.
Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema), o desligamento da linha da Eletronorte, que interliga o Norte e o Nordeste com o sistema nacional, interrompeu em 30% a carga para o Nordeste (3.000 MW) e 20% para o Norte (860 MW). O apagão começou às 14h52 (horário de Brasília) e em 40 minutos a energia já havia voltado na maior parte das áreas atingidas. A linha da Eletronorte foi reenergizada às 17h29 desta quinta.

Fica aqui a nossa sugestão: eliminar toda e qualquer árvore que atrapalhe os planos do Ministro Edison Bobão (quer dizer, Lobão)! Fácil, né?

Um comentário:

Zé Peixe-Boi disse...

No governo do molusco, até as árvores crescem acima do normal, causando apagão. Esse é bom mesmo! Show satanás.