Taiadablog: Universidade expulsa alunos suspeitos de racismo em Ribeirão Preto !!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Universidade expulsa alunos suspeitos de racismo em Ribeirão Preto !!!

Unidade Central do Centro Universitário
Barão de Mauá em Ribeirão Preto

Os três alunos de medicina acusados de agredir e usar termo racista contra um homem negro que ia ao trabalho em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) foram desligados do Centro Universitário Barão de Mauá. Segundo a universidade, eles foram notificados nesta segunda-feira, após um conselho criado para avaliar o caso decidir que a atitude feriu o regimento do curso.

Por causa da agressão, que ocorreu em 13 de dezembro, a universidade já havia afastado os jovens. Na ocasião, o advogado deles pediu ao reitor que reconsiderasse a decisão.

Emílio Pechulo Ederson, 20, Felipe Giron Trevizani, 21, e Abrahão Afiune Júnior, 19, foram presos e liberados 12 horas depois da agressão, após pagar, cada um, fiança de R$ 5.580 --foram então para casa de suas famílias em Campinas (SP), Goiás e Pará.




Os três foram flagrados por um frentista e dois vigilantes ao baterem com o tapete do carro nas costas do auxiliar de serviços gerais Geraldo Garcia, 55. A vítima, que é auxiliar de serviços gerais no COC, ia de bicicleta para o trabalho, por volta das 6h. Por causa da força da pancada, ele se desequilibrou, caiu no chão e machucou a coxa.

Segundo ele e o delegado Mauro Coraucci, os estudantes vibraram após a agressão e gritaram "ô, nego". O advogado negou a ofensa.
O juiz Ricardo Braga Monte Serrat disse que a decisão de liberá-los se baseou em acórdão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) que, ao analisar caso semelhante, entendeu que os acusados cometeram crime de injúria qualificada (por causa da conotação racista), que, ao contrário do de racismo, é afiançável.

7 comentários:

Jumper disse...

Merecidamente....

Anônimo disse...

puts...imbecissssssssssss.....a única coisa que vem nacabeça.....
Deus me livre que EU tenha condiçõe de bancar uma facul de Medicina e meu filho seja desligado por um motivo imbecil desse!!!!
Pobres coitados, eles não sabem o que fazem!!!!!

Jumper disse...

Anônimo, acho que o Sr se expressou mal, pois o motivo não é imbecil não Sr. Racismo é uma coisa muito séria que não deve existir na sociedade. A maneira que essas pessoas pensam e sobre tudo trataram um outro ser humano é deplorável para a raça humana e enquanto pessoas pensarem desta forma o mundo não irá para a frente. Este fato é especialmente triste vindo de pessoas que estavam sendo formadas para salvar vidas. Lamentável!!

Anônimo disse...

Jumper, IMBECIL é uma forma educada de chamar essas pessoas que tem familia poderosa(tem muito dinheiro), pois, palavra melhor pra mim não há!!!!
Você pode crer que estamos indignados da mesma maneira, pobres coitados, seus pais devem apoiar o que eles fazem, pois hoje em dia, ninguem mais respeita seu vizinho ou pessoa próxima.
Boa era época que nossas professoras eram nossas segundas Mães.

Anônimo disse...

O pior, Sr. Anônimo, é que eles sabem sim muito bem o que fazem. Pra vc ver como está o mundo hj em dia. Futuros médicos, pessoas das quais se esperava um comportamento digno, por que não dizer exemplar, acabam sendo expulsos da Faculdade de Medicina por intolerancia ao próximo, às diferenças. É lamentável constatar que pessoas desse tipo de índole, se não pior, ainda chegam as faculdades de medicina desse país.

pardo disse...

Tenho cá minhas reservas, pois esta questão de "racismno" é muito mal conduzida no país, principalmente quando se vê que nossos governantes querem criar este estigma quando cria o sistema de cotas. Cabe aqui uma pergunta: quem acha certo que os negros andem com uma camiseta escrito "100% negro". Isto não é racismo ? e se eu sair com uma camisa escrito "100% branco", serei preso ? com a palavra algum advogado !

Anônimo disse...

Pardo, a nossa lei entende que o negro é uma raça inferior a raça branca, o engraçado é que uma vez eu entrei numa favela, e os negros de la de dentro falaram pra mim:
Aqui não é lugar de playboy branquelo.
E se eu denunciasse eles por racismo, era capaz de eu ir preso ainda. O engraçado é se voce chmar um negor de nego, preto ou qualquer coisa voce é preso por racismo, mas quando eles chama um branco, de branquelo azedo, desbotado, pintado, voce não pode fazer nada.